Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1927
Título: Dimensões do capital social em empreendimento coletivo: um estudo de caso no projeto jacaré na reserva extrativista lago do Cuniã em Rondônia
Autor(es): Fernandes, Pâmela Bezerra Santos
Palavras-chave: Capital social
RESEX Lago do Cuniã
Jacaré - carne - pele
Data do documento: 2014
Citação: FERNANDES, P. B. S. Dimensões do Capital Social em Empreendimento Coletivo: Um estudo de caso no Projeto Jacaré na Reserva Extrativista Lago Do Cuniã em Rondônia. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2014.
Resumo: Por muito tempo as discussões acerca do desenvolvimento econômico e a preservação da natureza têm sido levantadas por autoridades e pela sociedade civil. No Brasil, uma das soluções para a preservação ambiental foi a criação de unidades de conservação de uso sustentável, as reservas extrativistas, que têm como objetivo a conservação de áreas naturais e a manutenção das atividades econômicas e sociais da população local. Uma dessas reservas extrativistas é a Reserva Extrativista Lago do Cuniã no Estado de Rondônia, que tem o bioma caracterizado pela alta densidade de jacarés. Preocupados com os riscos inerentes à presença desses animais e visando também a criação de atividade remunerada que atendesse aos objetivos de uma reserva extrativista, a comunidade local em parceria com instituições públicas e privadas conseguiu aprovação do Projeto de Plano de Manejo de Jacarés, onde mediante realização de estudos sobre população de jacarés, foi autorizado o abate anual de cotas para a comercialização da carne da pele de animal. Este engajamento da comunidade que favorece um clima de cooperação e respeito entre as pessoas pode ser analisado pelo enfoque das Dimensões do Capital Social, que vê nas redes de relacionamentos estabelecidas pela confiança e cooperação mútuas um recurso importante para a condução de assuntos sociais. Os resultados mostraram que o engajamento, a confiança, as normas e a reciprocidade existentes nos relacionamentos contribuíram para o sucesso do empreendimento coletivo.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. Carlos André Müller.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1927
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAMELA BEZERRA VERSAO FINAL CORRIGIDA.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.