Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1934
Título: Presença da liderança servidora nas empresas de serviços alimentícios de médio porte no município de Porto Velho
Autores: Cardoso, Rosigleide Reboli
Palavras-chave: Gestão Contemporânea
Liderança Servidora
Liderança em Serviços Alimentícios
Data de publicação: 2015
Resumo: Objetiva-se com esta pesquisa, evidenciar a presença de Liderança Servidora nas ações empreendidas pelos atuais líderes das empresas de Serviços Alimentícios de Médio Porte no município de Porto Velho, por meio da identificação dos atributos que caracterizam a liderança servidora, da identificação e discussão das atitudes e práticas dos líderes entrevistados, bem como, da análise sobre as contribuições destas atitudes e práticas para a gestão das respectivas organizações. Operacionalmente, a pesquisa se deu em três etapas: compreensão e síntese do conhecimento teórico; busca pela evidencia dos atributos relacionados à liderança servidora, nos líderes investigados e, analise das contribuições destas atitudes e práticas para a gestão das respectivas organizações. O método utilizado foi o indutivo, tendo como técnica para coleta de dados a realização de entrevistas semiestruturadas e os resultados obtidos por meio de análise de conteúdo. Como procedimento adotou-se a pesquisa de campo, na qual a amostra foi composta por treze líderes de três empresas de serviço alimentício sediadas na cidade de Porto Velho, Rondônia, atingindo trinta por cento do universo delimitado. Para efeitos de delimitação do universo adotou-se como “Médio Porte” a classificação dada pelo SEBRAE, estabelecendo como corte para seleção, empresas que possuem de 50 trabalhadores a 99 trabalhadores. Os achados da pesquisa proporcionaram concluir que, tanto a questão colocada em desafio, quanto o objetivo estabelecido para esta pesquisa foram respondidos. Foi observado que, na prática, existe certa consciência entre os líderes pesquisados, sobre a importância e benefícios proporcionados à gestão, quando da adoção dos atributos avaliados. Conclui-se como Moderada, a presença da liderança servidora, na empresa “A”, Moderada Alta na empresa “B” e Alta na empresa “C”, verificando-se na média geral a evidencia de 8,1 pontos numa escala de 0 a 10, a presença de liderança servidora nas ações empreendidas pelos atuais líderes das Empresas de Serviços Alimentícios de Médio Porte no Município de Porto Velho, concluindo-se tal presença como Moderada Alta, conforme critérios estabelecidos na pesquisa.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD) na Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Administração.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1934
Aparece nas coleções:PPGA/PVH - Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Presença da Liderança Servidora Rosigleide Reboli.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.