Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1940
Título: Publicação científica de docentes da Universidade Federal de Rondônia
Autor(es): Freitas, André Luiz de Souza
Palavras-chave: Produção Científica
Mineração de Dados
Rondônia
Data do documento: 2016
Citação: Freitas, A. L. de S. Publicação científica de docentes da Universidade Federal de Rondônia. 2016. 96 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2016.
Resumo: As pesquisas científicas são testadas e constantemente revisadas. Existe uma diversidade de metodologias para verificação de dados e resultados obtidos, como também variados meios, modos e modelos para verificação da qualidade das pesquisas realizadas em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Embasados na teoria da agência e mineração de dados para análise dos currículos e processamento dos dados, esta dissertação teve o objetivo de levantar informações sobre as publicações dos docentes da Universidade Federal de Rondônia, visando demonstrar as tendências da produção docente. A utilização da mineração de dados passa por diversas fases para a descoberta do conhecimento, entre outras, selecionam-se os atributos a serem utilizados até que se tenha uma meta base. Com os dados pré-processados é realizada mineração na busca por tendências que montem um cenário. Os resultados demonstram que, desde o agrupamento das bases até a mineração, são apresentadas informações válidas e importantes; destaca-se o número de pesquisadores sem Currículo Lattes e dos docentes com currículo cadastrado e que pouco mais da metade mantêm seus cadastros na plataforma Lattes atualizados. Ainda, destacam-se as redes de colaboração, ressaltando a ação individual de 48% dos docentes e os colaborativos com 52%, sendo estes responsáveis por mais 80% da publicação. Pode-se salientar o nicho de atuação, considerando o total das produções, as publicações com qualidade a partir da classificação pelo Fator de Impacto e, ainda, utilizando a mineração foram determinados os cenários que estão produzindo com fator de impacto e quais as situações de fragilidade para a produção geral. Conclui-se que estratégias e ações devem ser mantidas ou desenvolvidas visando incentivar a produção docente, assim como valorizar as redes de colaboração de forma a prevenir futuras rupturas, face a alta faixa etária dos principais articuladores e, também, desenvolver ações que visem a melhoria das condições de produção. Para futuras pesquisas nesta temática, recomenda-se o agrupamento de informações, estruturadas e não estruturadas, oficiais e na internet, com a finalidade de abranger mais atributos.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Profª. Drª. Mariluce Paes de Souza.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1940
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-André-Freitas-Publicação-Científica-de-Docentes-da-UNIR.pdf2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.