Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1943
Título: Administração Complexa: uma análise teórico-empírica a partir das práticas empreendidas pelos pró-reitores da Universidade Federal de Rondônia
Autores: Santos, Letícia Leite dos
Silva Neto, José Moreira da
Palavras-chave: Administração Complexa
Teoria Complexa
Organizações complexas
Universidade Federal de Rondônia
Data de publicação: 2016
Resumo: O presente estudo tem como objetivo fazer uma análise teórico-empírica da teoria da Administração Complexa na Universidade Federal de Rondônia, a partir da da atuação dos Pró-Reitores que se encontravam em exercício durante o período de realização da pesquisa (entre abril e maio de 2016). O trabalho se justifica pela lacuna existente nos estudos sobre a gestão universitária nas Instituições Federais de Ensino Superior, pela emergência que essas instituições apresentam na melhoria da gestão dos recursos e resultados públicos, para que possam alcançar a sua missão e para convalidação dos constructos teóricos sobre gestão nas organizações complexas. Para atingimento dos fins da pesquisa foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com o quadro de pró-reitores em exercício na Universidade Federal de Rondônia no período supracitado e para coleta e tratamento dos dados, a técnica utilizada foi análise de discurso. Metodologicamente a pesquisa pode ser classificada como descritiva de abordagem qualitativa. Os resultados encontrados apontam que há no discurso dos pró-reitores evidências que demonstram proximidade em relação a alguns princípios estabelecidos na teoria da Administração Complexa, porém, muito ainda pode ser feito para que os recursos humanos, financeiros e materiais utilizados na Universidade sejam melhor aproveitados. Ações simples que podem fazer a diferença no dia a dia das pró-reitorias, as quais têm o desafio de empreender políticas e estratégias na Instituição e que consequentemente influenciam no resultado final do trabalho desenvolvido na Universidade, que tem como foco oferecer um ensino superior com qualidade à sociedade.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para obtenção do título de mestre em Administração.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1943
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração / PVH. Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.