Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1958
Título: Metodologia da resolução de problemas: possibilidades de uma abordagem diferenciada da matemática
Autor(es): Guardia, Gleison
Palavras-chave: Educação Matemática
Resolução de Problemas
Aprendizagem Significativa
Data do documento: 2016
Citação: GUARDIA, Gleison. Metodologia da resolução de problemas: possibilidades de uma abordagem diferenciada da matemática. 2016. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho 2016.
Resumo: O presente trabalho traz resultados de uma pesquisa colaborativa numa turma mista de 13 alunos, oriundos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de Química, Informática e Florestas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, no Campus de Ji-Paraná. A abordagem temática do estudo é de ordem qualitativa, tendo como metodologia a Pesquisa Ação utilizando como análise a Resolução de Problemas. Por essa razão nossa indagação inicial foi: Em que medida a Resolução de Problemas pode produzir conhecimentos significativos no Ensino da Matemática em alunos dos cursos técnicos integrados do campus do IFRO em Ji-Paraná? Os objetivos por sua vez são: Desenvolver uma metodologia de Ensino da Matemática baseada na Resolução de Problemas, aplicar a metodologia da pesquisa-ação e através de uma abordagem qualitativa, fundamentada em autores como Engel (2000) e Onuchic (1999, 2004 e 2013), Polya (1978 e 1994) e Ponte (1994 e 2004) em Resolução de Problemas, Dante (1998 e 2013) e Valente (2005 e 2008) em Educação Matemática. Como instrumentos de coletas, utilizou-se a Resolução dos Problemas construídos pelos alunos, Diário de Campo do Pesquisador e Diário de Campo dos Pesquisados. Analisou-se durante cada etapa, itens como a compreensão, criticidade e sugestão apresentadas por eles, permitindo uma readaptação dos problemas, ajustando-os para as próximas atividades que seriam desenvolvidas. Durante a pesquisa houve um crescimento significativo na aprendizagem, demostrando maior interesse em resolver os Problemas, desenvolvimento em grupos de suas estratégias de resolução, comunicação e defesa de seus conceitos deixando propostas de melhorias nas formulações das atividades. Chegou-se ao fim da pesquisa, com compreensões e certezas de novas abordagens a serem exploradas nas aulas do dia a dia de nossa prática pedagógica, melhorando e contribuindo para o EnsinoAprendizagem do aluno.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1958
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTA__O_GLEISON_GUARDIA_1300471392 (1).pdf2,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.