Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1959
Título: Informática educacional: uso do blog como recurso na prática pedagógica
Autor(es): Moris, Simone Oliveira Carvalhais
Palavras-chave: Informática Educacional
Blog
Ensino e aprendizagem
Data do documento: 2016
Citação: MORIS, Simone Oliveira Carvalhais. Informática educacional: uso do blog como recurso na prática pedagógica. 2016. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016.
Resumo: Esta dissertação consiste numa análise interpretativa, realizada sob uma abordagem quantitativa e qualitativa do uso do blog como recurso em três disciplinas do Ensino Fundamental. Teve como objetivo identificar as potencialidades do seu uso e debater as transformações que vem ocorrendo na sociedade contemporânea relacionadas ao uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Apresenta um breve percurso histórico da Internet e seu uso na educação; apresenta o blog como sendo um recurso pedagógico - seu conceito, origem e categorização; analisa as concepções do uso do blog e as práticas de professores e estudantes. Partimos do pressuposto de que a utilização do recurso tecnológico do blog pode proporcionar o conhecimento para além do espaço físico da sala de aula, criando, assim, um ambiente dialógico e interativo. A pesquisa de campo foi realizada através do uso de questionários e entrevistas, que resultaram em respostas às inquietações pesquisadas em relação ao uso do Blog como recurso pedagógico. A metodologia adotada foi de natureza mista sendo qualitativa e quantitativa e através dos dados coletados procuramos compreender o Blog como um ambiente de apoio ao ensino, levantando questionamentos acerca de sua inserção na prática pedagógica e as possíveis contribuições para a construção do conhecimento. O plano de intervenção foi suficiente para capacitar os professores que atuam na Escola Estadual Júlio Guerra, oportunizando o desenvolvimento de habilidades. Nessa perspectiva, foi necessário estudar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), a Educação do Século XXI, seus desafios e habilidade, estudos sobre a Informática Educacional e os tipos de Blogs, seus conceitos, características e ambientes colaborativos. Obtivemos como resultado a compreensão de que o blog se configura como um ambiente de apoio ao ensino e aprendizagem, oferecendo suporte à prática pedagógica, oferecendo contribuições significativas para a construção do conhecimento.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar, ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Rondônia.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1959
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTA__O_SIMONE_MORIS_1870573393.pdf2,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.