Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/195
Título: O laudo pericial contábil na visão dos juízes das varas trabalhista e cíveis do município de Cacoal no período de 2005 a 2010
Autor(es): Santos, Geisyla Paula dos
Palavras-chave: Perícia Contábil
Juízes
Laudos
Data do documento: 17-Dez-2010
Citação: SANTOS, Geisyla Paula dos. O laudo pericial contábil na visão dos juízes das varas trabalhista e cíveis do município de Cacoal no período de 2005 a 2010. 26 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2010.
Resumo: O Laudo Pericial pode ser considerado como um instrumento cujas informações nele contidas auxiliam os juízes por ocasião da tomada de decisões pertinentes as demandas resultantes de processos, onde o Perito expõe de forma clara a sua opinião em relação aos quesitos formulados. Este artigo tem por finalidade constatar a visão dos magistrados em relação aos Laudos que foram recebidos nas varas civil e trabalhista do município de Cacoal no período de 2005 a 2010, e para tanto visa constatar os principais aspectos conceituais, legais e procedimentais da Perícia Contábil no âmbito judiciário. Primeiramente foram apresentados conceitos relativos ao profissional e ao documento, observando principalmente o Código de Processo Civil e as leis vigentes no Brasil. Em seguida foi aplicado um questionário contendo quinze perguntas para constatar a opinião dos juízes em relação aos Laudos. Foi utilizado o método dedutivo para o desenvolvimento do estudo, pesquisa bibliográfica para a abordagem teórico-conceitual e pesquisa de campo para a obtenção dos resultados. Com a pesquisa, verificou-se que os juízes possuem uma boa percepção desses laudos, sendo a nota média atribuída por eles no valor 8 (oito). Os Laudos conseguem alcançar os objetivos desejados, tendo os questionamentos respondidos e consequentemente auxiliam os juízes nas suas tomadas de decisões. Os aspectos que necessitam ser observados pelos Peritos e melhorados são os referentes à quantidade excessiva de termos técnicos, a precisão das informações e a margem de contestação ainda presente nos Laudos Periciais.
Descrição: Artigo apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Cacoal, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis, sob orientação da Profª Esp. Ellen Cristina de Matos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/195
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O LAUDO PERICIAL CONTÁBIL NA VISÃO DOS JUIZES DAS VARAS TRAB.pdf393,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador