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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1962
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Moret, Márcia Cristina Florêncio Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-14T20:14:03Z | - |
dc.date.available | 2017-12-14T20:14:03Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | MORET, M. C. F. F. A proposta bilíngue na educação de surdos: práticas pedagógicas no processo de alfabetização no município de Colorado do Oeste/RO. 2017. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar) - Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar (MEPE), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017. | - |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1962 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Profissional em Educação Escolar (MEPE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador(a): Prof. Dr. João Guilherme Rodrigues Mendonça. | pt_BR |
dc.description.abstract | O analfabetismo dos alunos surdos na atualidade educacional pode ser considerado umas das causas prejudiciais ao desenvolvimento social uma vez que minimiza oportunidades de igualdade em processos seletivos como ENEM e concursos públicos em geral. Nesse contexto, a proposta bilíngue torna-se uma alternativa viável ao processo educacional, possibilitando a alfabetização de alunos surdos desde que aplicada e acompanhada corretamente. Neste estudo foi utilizada a implantação da proposta bilíngue, conforme Decreto Presidencial 5.626 de 2005. Porém, de acordo com a literatura, essa proposta não é aplicada em todas as escolas brasileiras. A pesquisa teve como objetivo analisar os avanços e retrocessos da aprendizagem de uma aluna surda, a partir da aplicação dessa proposta com a intervenção dos profissionais do AEE. Esta pesquisa caracteriza-se como sendo uma pesquisa-ação uma vez que visa à transformação da realidade, pela melhoria na condição da alfabetização. O lócus da pesquisa foi uma Escola pública estadual de Colorado do Oeste em Rondônia tendo como colaboradores uma professora do AEE, um intérprete de LIBRAS e uma aluna surda matriculada no 1º ano do ensino médio. Os dados foram levantados a partir de questionários aplicados na Coordenadoria Regional de Educação e na Escola, a fim de uma sondagem quanto à escolarização e alfabetização de surdos. Seguindo então para as cinco etapas da pesquisa-ação: Diagnóstico do nível de escolarização/alfabetização da aluna, através da aplicação do instrumento “Provinha Brasil” (MEC); Elaboração de um plano individual para o ensino junto à aluna; Execução do plano de ação; Nova aplicação do Instrumento “Provinha Brasil” para verificação do nível de alfabetização da aluna; Análise dos resultados obtidos durante a pesquisa. Após a aplicação da proposta bilíngue com plano de ensino adequado à necessidade, verificou-se uma melhoria significativa em relação à alfabetização da aluna e a evolução de status de alfabetização, uma vez que estava em um nível alfabético e evoluiu para outro. Portanto ressalta-se a importância de associar teoria e prática, replicando a proposta bilíngue a outros indivíduos, uma vez que esta proposta se embasa no respeito à cultura visual e nos conhecimentos já adquiridos pelo aluno adaptando materiais e métodos de ensino e aprendizagem as necessidades deste grupo específico. Promovendo desta forma melhores resultados no processo de alfabetização e inclusão tanto no mercado de trabalho quanto no meio social. | pt_BR |
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dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Proposta Bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação de Surdos | pt_BR |
dc.title | A proposta bilíngue na educação de surdos: práticas pedagógicas no processo de alfabetização no município de Colorado do Oeste/RO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações) |
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