Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1966
Título: Mídias na educação: práticas formativas e trabalho docente - Vale do Rio Madeira (2009 - 2012)
Autores: Quintela, Ariádne Joseane Félix
Palavras-chave: Mídias na educação
Formação docente
Trabalho docente
Vale do Rio Madeira
Data de publicação: 2013
Resumo: A sociedade atual tem se caracterizado por mudanças cada vez mais aceleradas e pelo crescente desenvolvimento em diversos setores, como: econômico, político, social, cultural e tecnológico. A instituição escola como parcela dessa sociedade também atravessa as suas próprias mutações, incluindo a formação de professores e os meios ou recursos que são utilizados no processo ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, as novas tecnologias da informação e da comunicação têm adentrado as salas de aula como uma proposta para a inovação do ensino, mas também como forma de confrontar uma prática aparentemente estática, que se serve de quadro, pincel e apagador, embora o processo que ocorre em sala de aula é visceral e, portanto, dinâmico. Desse modo, reconhecer como essas tecnologias estão sendo cooptadas na formação de professores é o escopo desta pesquisa, que tem como objeto o Programa Mídias na Educação. O objetivo do estudo foi analisar como os professores são formados para a autoria em mídias na educação básica, apontando os seguintes desdobramentos: (i) Quais saberes são adquiridos pelos professores, a partir desse Programa, que contribuem para essa autoria? (ii) Quais mudanças são percebidas pelos professores em seu trabalho com essa formação? Nesse sentido, a pesquisa de caráter qualitativo, utilizou dois questionários para professores cursistas e um questionário para professores especialistas, obtendo resultados expressivos a partir da análise de conteúdo e da triangulação de dados dos instrumentos coletados, identificando saberes e percepções sobre as mudanças no trabalho docente com mídias, decorrentes dessa formação. Para os professores cursistas, os saberes sobre ferramentas de autoria e coautoria e os saberes específicos das mídias foram os mais relevantes. Já nas respostas dos professores especialistas, os saberes de maior destaque foram apenas os específicos das mídias. Quanto à percepção dos pesquisados em relação às mudanças no trabalho docente, a inovação e o dinamismo foram aspectos associados ao uso das mídias em sala de aula, ao passo que as condições materiais e a precarização apontaram para um descompasso, resultando em substratos que apontam para uma mudança de paradigma a ser considerada, repensada e refletida, pois, não se trata somente de introduzir novos elementos ao trabalho e à profissão docente, ou de acompanhar as mudanças estabelecidas pelo tempo presente, mas sim, de buscar parâmetros que conformem essa complexidade.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Rondônia como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1966
Aparece nas coleções:PPGE/PVH - Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2416_ariadne_dissertacao_final_24.09.2013.pdf3,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.