Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1986
Título: O ensino profissional no IFRO e seu atendimento às necessidades socioeconômicas e regionais: um estudo do perfil dos discentes egressos
Autor(es): Santos Filho, Raimundo José dos
Palavras-chave: Trabalho
Educação
Ensino Profissionalizante
Condições Socioeconômicas
Instituto Federal
Data do documento: 2015
Resumo: O presente trabalho apresenta o perfil socioeconômico, demográfico e étnico-físico dos alunos do Instituto Federal de Rondônia - IFRO Calama, especificamente os matriculados nos Cursos Técnicos Integrados de Eletrotécnica, Edificações e Química, por serem os cursos direcionados ao mercado de trabalho em nível técnico, como também, terem discentes egressos. O objetivo foi verificar se os alunos do IFRO são aqueles destinados ao mercado de trabalho de acordo com as exigências socioeconômicas e regionais, principalmente, do município de Porto Velho – RO. Também buscou averiguar as pretensões dos alunos a respeito do prosseguimento dos estudos no ensino superior e se o IFRO está cumprindo suas finalidades inerentes à formação, quais sejam: a formação profissional e técnicas segundo previstos nos documentos legais. Para isso direcionou o foco nos estudos sobre a Revolução Industrial e suas causas e consequências para as relações humanas, marcadas pelos conflitos entre capital e trabalho. A fim de entender os propósitos referentes ao capital e ao trabalho foi necessária uma retrospectiva da educação voltada à profissionalização; a importância deste retrospecto está no fato de explicar os fundamentos do que hoje é a Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, à qual está subordinada os Institutos de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – IFs, dentre eles o Instituto Federal de Rondônia – IFRO. Por fim, após as análises dos dados colhidos, por meio dos questionários respondidos pelos discentes egressos, constatou-se que os alunos, na maioria estão na faixa de vulnerabilidade social, isto é, a família se inclui na faixa de renda de um a dois salários mínimos, portanto, a necessidade do IFRO Calama em atender com mais especificidades a formação desse grupo, cuja finalidade é o ensino profissionalizante ao cumprimento das exigências socioeconômicas e regionais. Por outro lado, foi possível conferir que alguns discentes não almejam adentrar no mercado de trabalho local, mas prosseguir o ensino superior em outras áreas e não cursos afins na área de formação no IFRO. Sobre esse aspecto, os estudos demonstraram que a instituição merece rever seu papel social enquanto Instituto Federal de Ensino Profissionalizante, como também refletir o oferecimento dos cursos atuais, na tentativa de atender tanto o egresso para alcançar colocação no mercado de trabalho, quanto o desenvolvimento local e regional.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação Stricto Sensu em Educação, do Núcleo de Ciências Humanas da Fundação Universidade Federal de Rondônia como requisito para obtenção do Título de Mestre em Educação.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1986
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4370_dissertacao___raimundo___finalizada.pdf3,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.