Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1999
Título: Experiências de mulheres da Amazônia vivendo com a hanseníase
Autor(es): Costa, Vânia Damasceno
Palavras-chave: Hanseníase
Percepção Social
Gênero
História Oral
Experiências de vida
Data do documento: 2011
Citação: COSTA, V. D. Experiências de mulheres da Amazônia vivendo com a hanseníase. 2011. 148f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2011.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo relatar as experiências de mulheres em tratamento contra a hanseníase e as seqüelas provocadas por esta doença, historicamente conhecida como lepra. O estudo foi desenvolvido dentro de uma abordagem qualitativa, tendo realizado entrevistas com dez mulheres residentes no estado de Rondônia, que são pacientes do Hospital Dr. Marcello Cândia (Casa de Saúde das Obras Sociais Santa Marcelina), localizado na zona rural de Porto Velho. O fio condutor da discussão das experiências acessadas é norteado pelas próprias narrativas dessas mulheres, cuja idade varia entre 24 e 72 anos. Pretendeu-se recolher na voz dessas mulheres, estigmatizadas por viverem com tal moléstia, experiências que permitam compreendermos as maneiras como administram sofrimentos e estigmas que lhes são decorrentes, pois embora a hanseníase tenha uma terapêutica eficaz, que possibilita cura quando tratada adequadamente, ainda persiste muitas dúvidas e compreensões equivocadas. Foi destacada, nas falas das entrevistadas, a falta de amparo e, por conseqüência, a mágoa em relação a alguns familiares/parentes que não as apoiaram ou até mesmo as maltrataram nos momentos mais difíceis. Enfatizaram também obstáculos e preconceitos de quem manifesta efeitos colaterais dos remédios, apresentam deformidades corporais ou precisaram fazer amputações, pois são sinais que podem “denunciar” a presença da doença e/ou limitam a capacidade para a locomoção e para o trabalho. Foi mencionada, em forma de gratidão, a dedicação de muitos profissionais, mas registraram a falta de preparo para lidar com os doentes e com esta doença, nos diversos níveis dos serviços de saúde.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador: Prof. Dr. José Juliano Cedaro.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1999
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
10. Vânia Damasceno Costa.pdf888,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.