Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2004
Título: Representações de si e sentimento moral sobre experiências de fracasso escolar
Autor(es): Queiroz, Kelly Jessie Marques
Palavras-chave: Psicologia Moral
Representações de si
Vergonha
Fracasso escolar
Data do documento: 2012
Citação: QUEIROZ, K. J. M. Representações de si e sentimento moral sobre experiências de fracasso escolar. 2012. 96f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2012.
Resumo: A temática do fracasso escolar tem comparecido nas pesquisas da área educacional sob diferentes perspectivas teóricas. Abordagens que vão desde uma posição médica, que aponta o fracasso como causado por doenças, a uma posição social apresentando o problema como decorrente da privação cultural. Independente do ângulo que se olha, as experiências de frustração e exclusão vividas no espaço escolar, sempre haverá questões ainda não vistas uma vez que, para cada sujeito, essas situações deixarão marcas distintas. Colocar a temática do fracasso e a moral lado a lado é também uma das tarefas que a Psicologia Moral precisa incorporar em seu campo de investigação. Assim, esta dissertação apresenta um estudo com 49 adolescentes com idade entre 13 e 16 anos, estudantes de escolas públicas da cidade de Rolim de Moura- RO com objetivo de compreender aspectos relevantes das representações que fazem de si diante do fracasso escolar. Tendo como marco teórico os estudos de Piaget sobre o desenvolvimento moral infantil, as pesquisas contemporâneas na perspectiva da Psicologia Moral e os trabalhos de Yves de La Taille sobre a vergonha como sentimento moral, entre outras contribuições da área. Os resultados apontam que nossos entrevistados sentem-se culpados pelo fracasso, mas em alguns casos não sentem vergonha e em outros, apesar de sentirem, esta não implica em representação negativa de si. Por fim, constatamos que os dados de nossa pesquisa endossam as ideias de La Taille (2002b) de que a busca de representações positivas de si é uma das motivações básicas da conduta humana.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador: Profª Drª. Dra. Vanessa Aparecida Alves de Lima.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2004
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
15. Kelly Jessie Queiroz Penafiel.pdf927,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.