Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2004
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Queiroz, Kelly Jessie Marques | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-19T18:34:37Z | - |
dc.date.available | 2017-12-19T18:34:37Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | QUEIROZ, K. J. M. Representações de si e sentimento moral sobre experiências de fracasso escolar. 2012. 96f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2012. | - |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2004 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador: Profª Drª. Dra. Vanessa Aparecida Alves de Lima. | pt_BR |
dc.description.abstract | A temática do fracasso escolar tem comparecido nas pesquisas da área educacional sob diferentes perspectivas teóricas. Abordagens que vão desde uma posição médica, que aponta o fracasso como causado por doenças, a uma posição social apresentando o problema como decorrente da privação cultural. Independente do ângulo que se olha, as experiências de frustração e exclusão vividas no espaço escolar, sempre haverá questões ainda não vistas uma vez que, para cada sujeito, essas situações deixarão marcas distintas. Colocar a temática do fracasso e a moral lado a lado é também uma das tarefas que a Psicologia Moral precisa incorporar em seu campo de investigação. Assim, esta dissertação apresenta um estudo com 49 adolescentes com idade entre 13 e 16 anos, estudantes de escolas públicas da cidade de Rolim de Moura- RO com objetivo de compreender aspectos relevantes das representações que fazem de si diante do fracasso escolar. Tendo como marco teórico os estudos de Piaget sobre o desenvolvimento moral infantil, as pesquisas contemporâneas na perspectiva da Psicologia Moral e os trabalhos de Yves de La Taille sobre a vergonha como sentimento moral, entre outras contribuições da área. Os resultados apontam que nossos entrevistados sentem-se culpados pelo fracasso, mas em alguns casos não sentem vergonha e em outros, apesar de sentirem, esta não implica em representação negativa de si. Por fim, constatamos que os dados de nossa pesquisa endossam as ideias de La Taille (2002b) de que a busca de representações positivas de si é uma das motivações básicas da conduta humana. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-19T18:30:41Z No. of bitstreams: 1 15. Kelly Jessie Queiroz Penafiel.pdf: 949965 bytes, checksum: fc14a9c22f568e47b09d524a97cb4c5a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-19T18:34:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 15. Kelly Jessie Queiroz Penafiel.pdf: 949965 bytes, checksum: fc14a9c22f568e47b09d524a97cb4c5a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-19T18:34:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 15. Kelly Jessie Queiroz Penafiel.pdf: 949965 bytes, checksum: fc14a9c22f568e47b09d524a97cb4c5a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-19T18:34:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 15. Kelly Jessie Queiroz Penafiel.pdf: 949965 bytes, checksum: fc14a9c22f568e47b09d524a97cb4c5a (MD5) Previous issue date: 2012 | en |
dc.subject | Psicologia Moral | pt_BR |
dc.subject | Representações de si | pt_BR |
dc.subject | Vergonha | pt_BR |
dc.subject | Fracasso escolar | pt_BR |
dc.title | Representações de si e sentimento moral sobre experiências de fracasso escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
15. Kelly Jessie Queiroz Penafiel.pdf | 927,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.