Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2004
Registro de metadados completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorQueiroz, Kelly Jessie Marques-
dc.date.accessioned2017-12-19T18:34:37Z-
dc.date.available2017-12-19T18:34:37Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2004-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Psicologia como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR.pt_BR
dc.description.abstractA temática do fracasso escolar tem comparecido nas pesquisas da área educacional sob diferentes perspectivas teóricas. Abordagens que vão desde uma posição médica, que aponta o fracasso como causado por doenças, a uma posição social apresentando o problema como decorrente da privação cultural. Independente do ângulo que se olha, as experiências de frustração e exclusão vividas no espaço escolar, sempre haverá questões ainda não vistas uma vez que, para cada sujeito, essas situações deixarão marcas distintas. Colocar a temática do fracasso e a moral lado a lado é também uma das tarefas que a Psicologia Moral precisa incorporar em seu campo de investigação. Assim, esta dissertação apresenta um estudo com 49 adolescentes com idade entre 13 e 16 anos, estudantes de escolas públicas da cidade de Rolim de Moura- RO com objetivo de compreender aspectos relevantes das representações que fazem de si diante do fracasso escolar. Tendo como marco teórico os estudos de Piaget sobre o desenvolvimento moral infantil, as pesquisas contemporâneas na perspectiva da Psicologia Moral e os trabalhos de Yves de La Taille sobre a vergonha como sentimento moral, entre outras contribuições da área. Os resultados apontam que nossos entrevistados sentem-se culpados pelo fracasso, mas em alguns casos não sentem vergonha e em outros, apesar de sentirem, esta não implica em representação negativa de si. Por fim, constatamos que os dados de nossa pesquisa endossam as ideias de La Taille (2002b) de que a busca de representações positivas de si é uma das motivações básicas da conduta humana.pt_BR
dc.subjectPsicologia Moralpt_BR
dc.subjectRepresentações de sipt_BR
dc.subjectVergonhapt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.titleRepresentações de si e sentimento moral sobre experiências de fracasso escolarpt_BR
Aparece nas coleções:MAPSI/PVH - Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
15. Kelly Jessie Queiroz Penafiel.pdf927,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.