Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2019
Título: Dinâmica territorial em jaci-paraná: reflexos da implantação das hidrelétricas do rio madeira
Autor(es): Assunção, Aldina Gomes de
Palavras-chave: Usinas Hidrelétricas
Dinâmica Territorial
Data do documento: 2011
Resumo: O objetivo principal deste trabalho foi analisar a dinâmica territorial no Distrito de Jaci-Paraná, buscando evidenciar os reflexos socioeconômicos que se constitui a partir da implantação do complexo hidrelétrico no rio Madeira, apresentando o aspecto conceitual do uso do território e sua dinâmica territorial, procurando entender como tal transformação local delineará o território para a população inserida neste processo. A construção das usinas hidrelétricas pode tornar o Distrito em um exemplo da complexidade e desigualdade de desenvolvimento econômico, apresentando como conseqüência deste processo: impacto social, econômico, cultural e ambiental. A imposição de uma nova dinâmica no território é resultante de crescimento desordenado da população, do agravamento de problemas socioeconômicos já existentes na área urbana de Jaci-Paraná. A abordagem qualitativa foi utilizada como a metodologia apropriada para o entendimento dos conteúdos teóricos e empíricos da temática investigada, usado como estratégia de pesquisa o estudo de caso e o instrumento de pesquisa: questionários, para assim obter os objetivos propostos e identificar os problemas na área de estudo. Os problemas sociais e econômicos da sociedade são agravados a partir de ocupações de uma nova população, os impactos negativos ocasionados são mais evidenciados perante os impactos positivos, Jaci-Paraná precisa de projetos que tenha verdadeiramente reflexos de melhorias sobre as condições sociais e econômicas, que as ações planejadas como medidas compensatórias ofereçam o suporte necessário e contribua com as necessidades básicas de qualidade de vida dos moradores.
Descrição: Dissertação apresentada a Universidade Federal de Rondônia, como requisito para obtenção do título de Mestre em Geografia, junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3369_aldina_assuncao_2008.pdf15,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.