Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/201
Título: Estratégias para reduzir desperdícios e o seu impacto nos custos de produção: o caso de uma indústria de cerâmica vermelha no município de Cacoal - RO
Autor(es): Teixeira, Fagner Souza
Palavras-chave: Estratégias
Desperdício
Processo produtivo
Cerâmica vermelha
Data do documento: 25-Abr-2013
Citação: TEIXEIRA, Fagner Souza. Estratégias para reduzir desperdícios e o seu impacto nos custos de produção: o caso de uma indústria de cerâmica vermelha no município de Cacoal - RO. 2013. 40 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2013.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar o impacto das estratégias adotadas nos últimos dez anos pela empresa objeto de estudo, no intuito de reduzir desperdícios no processo produtivo, bem como o impacto destas nos custos industriais, na empresa Cerâmica Rosalino S/A. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que adota como metodologia o estudo de caso, classificado como exploratório e retrospectivo. A coleta de dados deu-se entre os meses de dezembro de 2012 a março de 2013, por meio de visitas técnicas para observação in loco do processo produtivo e aplicação de questionários semi-estruturados para identificar as estratégias utilizadas. As entrevistas foram realizadas com o gerente, o técnico em cerâmica e o encarregado de produção da empresa. Os resultados da pesquisa indicaram que apesar da empresa não mensurar o retorno dos investimentos realizados em cada estratégia de redução de desperdício e custo, conseguiu evidenciar ganhos globais de redução de 90% dos desperdícios, além do ganho em competitividade, produtividade e qualidade do produto.
Descrição: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, sob orientação do Prof°. Esp. Nícolas Alessandro de Souza Belete.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/201
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Artigo Final.pdf2,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador