Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2020
Título: Poder político local e a territorialidade do voto nas eleições municipais em Porto Velho/RO (2008-2012)
Autor(es): Albuquerque, Herbert Lins de
Palavras-chave: Território
Poder local
Porto Velho
Geografia política
Data do documento: 2015
Resumo: A presente pesquisa, com base no estudo de poder local e a territorialidade do voto nas eleições municipais de Porto Velho (RO), no período de 2008 a 2012, tem como objetivo principal compreender como se dá a competição eleitoral e o uso do território pelo jogo do poder político local. Os levantamentos dos dados dos resultados eleitorais junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a fundamentação teórica direcionaram o estudo empírico de geografia política. Assim, esse trabalho, que tem como recorte territorial o município de Porto Velho (RO), aborda cinco linhas principais em sentido amplo, que fundamentam a pesquisa. A primeira foi promover o encontro da geografia com a política, bem como uma reflexão sobre a invenção da política, do poder e da autoridade. Por sua vez, serviu para compreender as formas de poder e seus fenômenos produzidos no uso do território no jogo do poder local. O terceiro passo se deu por um estudo geográfico da dimensão social do homem em sociedade e no espaço, o que revelou a importância do estudo da geografia do próprio homem no sentido de contribuir para a compreensão do seu convívio em sociedade e o Estado como fruto da sua invenção. O próximo passo versou sobre o poder político local, os partidos políticos e o uso do território. Desse modo, realizamos um estudo crítico dos partidos políticos, do processo político-partidário eleitoral e a territorialidade do voto. Finalizamos a presente pesquisa coma interpretação dos dados dos resultados eleitorais apresentados pelo TSE, revelando as relações no território político, a alternância ou permanência dos partidos políticos mais tradicionais e menos tradicionais no controle do poder municipal em Porto Velho (RO).
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), para obtenção do título de Mestre em Geografia
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5301_dissertacao_sr._herbert_lins_finalizada.pdf2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.