Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2030
Título: A vida e a produção no assentamento Margarida Alves em Nova União, Rondônia
Autor(es): Araújo, Marcel Eméric Bizerra de
Palavras-chave: Campesinato
Assentamento
Produção
Leite
Rondônia
Data do documento: 2015
Citação: ARAÚJO, Marcel Eméric Bizerra de. A vida e a produção no assentamento Margarida Alves em Nova União, Rondônia. 2015. 113 f. : il. Dissertação (Mestrado) - Programa Pós-Graduação em Geografia, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.
Resumo: O camponês é personagem de extrema importância quando falamos da produção de alimentos e da manutenção de um modo de vida sui generis. É também uma figura polêmica quando adentramos no campo das análises epistemológicas e deparamo-nos com diferentes pontos de vista em relação à sua existência, manutenção e/ou desaparecimento. Estudar o camponês, partindo da análise do seu território, deu-nos a certeza de que resiste, adapta-se e progride em relação à qualidade de vida. Dentro assentamento Margarida Alves, em Nova União, Rondônia, vivi uma experiência única, tendo contato direto com o modo camponês de viver, produzir e se relacionar com seu território. Com o objetivo de analisar as estratégias de o modo de vida e de produção dos camponeses assentados e sua luta por autonomia, utilizamos o trabalho de campo como ferramenta metodológica para tentar compreender as diversas fases de processo de ocupação, fixação e manutenção do camponês na terra. Vimos que existem diversas ferramentas do Estado que ajudam a construir a autonomia dos camponeses em seu território além do trabalho e de seus objetivos em construir uma vida digna. Ao analisar esses processos, entendemos que houve, através dos anos, uma opção pela especialização da produção, sendo a pecuária leiteira o principal incremento financeiro para trazer melhoria da renda e, consequentemente, da qualidade de vida do camponês. Concluímos que a renda oriunda da produção do leite, aliada ao acesso a programas de governo, como a transferência direta de renda, ajudam gradativamente o camponês a manter-se na terra com dignidade e qualidade.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre. Orientador Prof. Dr. Ricardo Gilson da Costa Silva
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2030
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4751_marcel_emeric_bizerra_de_araujo_turma_2013.pdf4,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.