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dc.contributor.authorSantos, Fernando Corrêa dos-
dc.date.accessioned2017-12-21T19:03:06Z-
dc.date.available2017-12-21T19:03:06Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSANTOS, Fernando Corrêa dos. Uma análise geopolítica da rodovia interoceânica: Brasil e Peru. 2014. 90f. Dissertação ( Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2014.-
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2035-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de PósGraduação Mestrado em Geografia, Núcleo de Ciências Exatas e da Terra, Departamento de Geografia, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, como parte dos requisitos para obtenção do Título de Mestre. Orientador: Prof. Dr. Josué da Costa Silva.-
dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo geral analisar a geopolítica na região amazônica com o advento da Rodovia Interoceânica que interliga o Peru e Brasil por via terrestre. A base conceitual filosófica é o marxismo dialético, que compreende na infraestrutura e superestrutura uma equação que tem como resultado implicações econômicas, políticas, sociais e ambientais. Essa abordagem interdisciplinar é fundamental para um entendimento exato do que ocorre na Amazônia no que diz respeito à megaprojetos de integração, administrados pela Iniciativa para Integração da Infraestrutura Regional SulAmericana - IIRSA. A problemática deste estudo está em relacionar o espaço numa concepção geopolítica que envolve poder e soberania, numa zona que perpassa a rede da Rodovia Interoceânica. Como os Estados do Peru e Brasil podem cooperar para que haja de fato uma integração física, política, econômica e socioambiental com a implementação da Rodovia Interoceânica? Portanto, primeiramente traçaram-se os parâmetros do método dialético, em seguida, no referencial teórico, tem-se em uma linha história concepções da geopolítica europeia, norte-americana e brasileira. Em se tratando da nacional, a ênfase recai sobre Bertha Becker, com seu olhar geopolítico sobre a Amazônia. A seguir, tem-se a descrição da Rodovia Interoceânica, objeto de estudo deste trabalho, dando ênfase na problemática da questão, tendo como hipótese que esta rodovia serviria, em grande medida, como corredor de exportação do agronegócio brasileiro. A região amazônica precisa ter sua soberania assegurada e as relações com nossos vizinhos latinos se tornarem mais legítimas.pt_BR
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-21T19:03:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 3771_fernando_correa_dos_santos_2012.pdf: 1729882 bytes, checksum: c76bbcdfd1c881661b800cc4e7e32dc2 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.subjectRodovia Interoceânicapt_BR
dc.subjectGeopolíticapt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectPerupt_BR
dc.subjectAgronegóciopt_BR
dc.titleUma análise geopolítica da rodovia interoceânica: Brasil e Perupt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

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