Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2044
Título: Auditoria governamental e Lei de Acesso a Informação - LAI: um estudo nos sítios eletrônicos dos órgãos e secretarias estaduais de Rondônia
Autor(es): Santos, Gleice Kelly Job dos
Palavras-chave: Lei de Acesso a Informação - LAI
Auditoria governamental
Transparência
Data do documento: 2017
Citação: SANTOS, Gleice Kelly Job dos. Auditoria governamental e Lei de Acesso a Informação - LAI: um estudo nos sítios eletrônicos dos órgãos e secretarias estaduais de Rondônia. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.
Resumo: A Lei de Acesso a Informação determina que todos os órgãos das três esferas governamentais deve se utilizar de todos os meios para disponibilizar as informações de natureza pública exceto as sigilosas para todo e qualquer cidadão de forma clara e objetiva, inclusive em seus sítios eletrônicos oficiais da internet. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a transparência dos órgãos públicos estaduais do estado de Rondônia usando a técnica da auditoria governamental à luz da Lei de Acesso a Informação-LAI. Trata-se de um estudo descritivoexploratório com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada junto aos sítios eletrônicos dos 46 (quarenta e sei) órgãos estaduais de Rondônia. Também foi realizado um roteiro de auditoria tendo como critério a Matriz de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia. Apesar do estado de Rondônia ter sido avaliado pela Controladoria Geral da União – CGU, Escala Brasil Transparente, com nota dez em 2016 verificou-se com o estudo, que a maioria dos órgãos e secretarias em análise não atendem os critérios pesquisados, sendo que 61% ou seja, 28 (vinte e oito) órgãos dos 46(quarenta e seis) pesquisados não possuem sequer o sítio eletrônico oficial e apenas 18 (dezoito) órgãos ao qual equivale a 39% do objeto de estudo possui sítio eletrônico oficial na internet. A resposta ao problema está relacionada ao referencial utilizado e ao período analisado. Esta pesquisa utilizou como critério, além da LAI, a Matriz de Fiscalização e, em razão disso e da metodologia distinta – esta pesquisa com questionário de 24 (vinte e quatro) questões e a da CGU com 10 (dez) questões, os resultados desta pesquisa não podem ser comparados com aqueles apresentados pela CGU.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª M.ª Liliane Maria Nery Andrade.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2044
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC GLEICE KELLY .pdf486,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador