Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2048
Título: Custos e retorno da produção de mel para o apicultor no município de Cacoal Rondônia
Autor(es): Duarte, Rosineide Pontes
Palavras-chave: Custos
Mel
Apicultura
Data do documento: 2017
Citação: DUARTE, Rosineide Pontes. Custos e retorno da produção de mel para o apicultor no município de Cacoal Rondônia. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo verificar os custos e o retorno gerado pela atividade de apicultura na Associação Cacoalense de Apicultores de Cacoal - RO. A pesquisa foi realizada junto aos 05 (cinco) maiores produtores da associação. Os dados foram obtidos por meio de uma entrevista semiestruturada contendo questões abertas, acerca dos investimentos, tempo de vida útil da infraestrutura, gastos com a manutenção dos apiários, quantidade de mel produzido, valor recebido por cada quilograma do produto. Posterior a obtenção os dados foram analisados e agrupados de acordo com o seu grau de similaridade, sendo apresentados por meio de figuras e analisados com base em literatura existente sobre o tema. Foi possível verificar que os custos envolvidos no processo de produção do mel são extremamente baixos se comparados com o preço de venda. Ao comparar o retorno da produção de mel com o retorno proporcionado por outras atividades do meio rural, como, a produção de frango caipira e a produção de peixe tambaqui em cativeiro, ficou evidente que o retorno proporcionado pela produção de mel é muito mais elevado, pois este produto proporciona uma margem de 81,06%. Por outro lado, a produção de frango apresenta uma margem de 4,15% e a produção de peixe tambaqui proporciona uma margem de 34,31%. Diante disso fica evidente que a produção de mel é uma atividade rentável para o produtor, se apresentado como uma excelente alternativa de produção para o meio rural.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Dr. Cleberson Eller Loose
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2048
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC pronto.pdf630,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador