Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2054
Título: A implantação da política de gerenciamento de recursos hídricos do estado de Rondônia: uma análise a partir dos comitês de bacias hidrográficas.
Autor(es): Menezes, Karla Conceição de Oliveira Pereira da Silva de
Palavras-chave: Grenciamento
Comitês de Bacias
Micro-Poder
desenvolvimento regional
Data do documento: 2015
Citação: MENEZES, K. C. de O. P. da S. de. A implantação da política de gerenciamento de recursos hídricos do estado de Rondônia: uma análise a partir dos comitês de bacias hidrográficas. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: O presente trabalho analisou o contexto de criação e o funcionamento do gerenciamento dos recursos hídricos no Brasil e em Rondônia, principalmente no tocante à organização, mobilização e instalação dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Esses que são fóruns de decisão política no âmbito de cada bacia hidrográfica e são formados por atores sociais relevantes na gestão das águas, como Poder Público, diversos usuários de recursos hídricos e entidades da sociedade civil organizada. Para tanto se realizou um estudo de natureza exploratória e aplicada, através de métodos mistos, quantitativos e qualitativos, e técnicas de pesquisa bibliográfica, investigação documental e pesquisa de campo. Nesse sentido, os comitês de bacias foram identificados como entes facilitadores do desenvolvimento regional como base em três categorias de análise: 1- descentralização da gestão, 2- participação democrática, e 3- respeito ao meio ambiente. Além disso, verificou-se os comitês de bacias como micro-espaços de poder gerenciamento dos recursos hídricos à luz da Teoria dos Micros-poderes de Michel Foucault.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Profº. Dr. Artur de Souza Moret.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2054
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado_ KARLA PEREIRA DE MENEZES_ correções 11_02_2016.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.