Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2059
Título: Agricultura familiar: estudo de caso da política do Programa de Aquisição de Alimento- PAA em duas associações rurais no município de Rolim de Moura/RO
Autor(es): Mateus, Marcos Aparecido Atiles
Palavras-chave: PAA
Agricultura familiar
Políticas públicas
AFAR
ADAGRIM
Data do documento: 2015
Citação: MATEUS, M. A. A. Agricultura familiar: estudo de caso da política do Programa de Aquisição de Alimento- PAA em duas associações rurais no município de Rolim de Moura/RO. 2015. 142 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: Esta é uma pesquisa do tipo estudo de caso, no termos de Luke e André (1986), qualitativa, orientada pelo entendimento filosófico de método, que compreende o perguntar-se sobre determinado problema, e tem por objetivo estudar a aplicação das políticas públicas voltadas para a AF, tomando o PAA como uma ação em duas associações rurais de Rolim de Moura, a AFAR e a ADAGRIM, compreendendo como se dá a produção, comercialização dos produtos, identificando as dificuldades vivenciadas pelos agricultores bem como a relação que há entre o êxodo rural, associativismo e as referidas políticas. Para tanto, recorremos ao Programa Fome Zero e suas subdivisões em eixos articuladores, a um dos quais o PAA pertence, ou seja, ao eixo Fortalecimento da Agricultura Familiar, Geração de Renda e Articulação, mobilização e controle social, relacionando essa proposta de inserção social com o capitalismo. E como argumento de autoridade, recorremos, principalmente, a Harvey (2005), que analisa a relação entre capitalismo e trabalho assalariado, a Marx (2010), que pontua ser o capitalismo o responsável por retirar a população do campo e endereçá-la às cidades causando o descontrole urbano e instalando o colapso social e econômico. A coleta de dados ocorreu com o auxílio de formulário, dirigidos a 45 (quarenta e cinco) associados, sendo 18 (dezoito) da associação AFAR e 27 (vinte e sete) da Associação ADAGRIM. Para a tabulação dos dados, usamos o aplicativo Excel, gerando figuras e quadros dispostos ao longo do texto dissertativo. Os resultados esperados são o de que o PAA representa um suporte à economia familiar; possibilita exercer o planejamento da produção e contribui para o desenvolvimento de práticas agrícolas que podem ensinar o agricultor a gerir suas atividades de modo a estabelecer controle interno.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Prof. Dr. Artur de Souza Moret.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2059
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.