Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2064
Título: Estrutura populacional e avaliação de estoque de uma especies comerciais mais importantes da Amazônia: Piramutaba (Brachyplatystoma vaillantii), no médio rio Madeira, Rondônia
Autor(es): Nogueira, Lorena Demétrios
Palavras-chave: Bagre
Biologia populacional
Estoque pesqueiro
Rio Madeira
Data do documento: 2015
Citação: NOGUEIRA, L. D. Estrutura populacional e avaliação de estoque de uma especies comerciais mais importantes da Amazônia: Piramutaba (Brachyplatystoma vaillantii), no médio rio Madeira, Rondônia. 2015. 53 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: Brachyplatystoma vaillantii (VALENCIENNES, 1840), popularmente conhecida como piramutaba, é a principal espécie comercial do mercado de exportação na região Amazônica, com exploração concentrada principalmente na região do estuário do rio Amazonas. Na bacia do Madeira, sua importância econômica e em biomassa, apesar de pequena, vem aumentando nos últimos anos. Esse fato associado a sua importância ecológica no rio Madeira que atua como rota de migração para esta espécie e a possibilidade de impactos sobre a mesma com a implantação das Usinas Hidrelétricas do Madeira, ressaltam a importância deste trabalho que objetivou caracterizar a dinâmica da pesca e avaliar o estoque da Piramutaba no médio rio Madeira, entre Abril de 2009 e Agosto de 2013, sendo 2 anos pré UHEs e 2 anos pós. Dados utilizados no trabalho foram resgatados junto as Colônias de pescadores Z-1 de Porto Velho - RO (1990 a 2014) e dados do Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira (LIP/UNIR), coletados entre abril de 2009 a Agosto de 2013. Foram analisados nove pontos, sendo que alguns destes já foram os principais de desembarque pesqueiro de bagres da região. O histórico da produção pesqueira nos 24 anos avaliados apresentou média de 460,8t ± 191,97t, deste total a piramutaba representou 1,6%. A dinâmica da pesca variou de acordo com as mudanças ocorridas no ambiente em função das UHEs, antes do barramento o Teotônio foi o ponto de coleta com maior número de desembarque, neste a tarrafa era o apetrecho que capturava maior produção. Após o barramento, São Sebastião se destacou na pesca com a malhadeira descaída (a deriva) sendo o apetrecho mais representativo. Historicamente a distribuição espacial da piramutaba ocorria até a corredeira do Teotônio, mas atualmente 33% dos informantes chaves relataram que a Piramutaba está sendo capturada a montante da UHE. A produção foi proporcional a CPUE, o ano de 2010 se destacou com média de 12 t e 79 Kg/ pescador* N dias, mas nos anos seguintes foi verificada a diminuição desta produção. A estrutura em comprimento variou entre 180 e 720 mm de comprimento padrão, com a maioria entre 300 e 450 mm. O melhor ajuste dos parâmetros de crescimento foram L∞ = 72,45 cm e k = 0,27 ano-1. Avaliando as taxas os valores de taxas de mortalidade e de explotação, comparados com os três cenários de curva de rendimento em relação com comprimento de primeira captura (Lc), observou-se que não ultrapassou a que maximiza o rendimento por recruta, logo, o estoque da piramutaba analisado não se encontra em estado de sobrepesca. Entretanto, mesmo que o estoque na região do rio Madeira não mostre estar afetado, levando em consideração o desenvolvimento regional, tanto local quanto da Amazônia, vê-se a necessidade de estudos continuados com a integração de medidas para toda a região Amazônica.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Carolina R. C. Doria
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2064
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Lorena.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.