Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2070
Título: Dimensionamento de sistema híbrido de geração distribuída para locais isolados de Rondônia
Autor(es): Castro, Erick Antônio Souza de
Palavras-chave: Geração descentralizada
Fontes renováveis
Energia etétrica
Data do documento: 2016
Citação: CASTRO, E. A. S. de. Dimensionamento de sistema híbrido de geração distribuída para locais isolados de Rondônia. 2016. 88 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2016.
Resumo: O surgimento elétrico em comunidades isoladas precisa de estudos que tragam alternativas viáveis, econômicas, social e ambientais. Nesse sentido,o estado tem por objetivo geral a análise do planejamento de um sistema híbrido de geração distribuída(SHGD), utilizando dos procedimento para o cotejamento, um simulador virtual, o software homer com expertise tecnológica e o outro por aproximação matemática, na comunidade dos benjamim, localidade de Santa Barbara, Estado de Rondônia, A geração descentralizada(GD) apresenta-se como referência para o planejamento do sistema hídrico de geração elétrico para atender á demanda reprimida de áreas isoladas, pois a geração centralizada(GC) não se mostra como alternativa para esse fim, pois fatores geográfico, econômico e ambiental impossibilitam as interligações ás linhas de transmissão do sistema elétrico central. Os resultados da pesquisa apontaram para um SHGD, que utilize a energia fotovoltaica e o diesel para a geração elétrica, o procedimento de planejamento por aproximação matemática se mostrou compatível com o homer, podendo ser utilizada para criar os modelos de SHGD em outras comunidades isoladas com suas características locais. Contribuindo para o desenvolvimento regional da comunidade isolada, a pregando o valor á atividade produtiva com a introdução de tecnologia, como consequência, melhoria da qualidade de vida das comunidades isoladas, associadas aos aspectos social, econômicos, cultural e ambiental
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Prof. Dr. Artur de Souza Moret.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2070
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Mestrado 2016 ERICK CASTRO.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.