Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/208
Title: Avaliação do controle interno na gestão das empresas de materiais de construção civil no município de Presidente Médici, RO
Authors: Pereira, João Carlos da Silva
Keywords: Controle interno
Ferramenta contábil
Gestão
Issue Date: 2013
Citation: PEREIRA, João Carlos da Silva. Avaliação do controle interno na gestão das empresas de materiais de construção civil no município de Presidente Médici, RO. 2013. 21 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2013.
Abstract: Gestão é a atividade de conduzir uma empresa ao resultado desejado através do planejamento, execução e controle. O controle interno por sua vez cria as normas e os procedimentos necessários para a rotina da empresa. O objetivo deste trabalho foi avaliar quais as ferramentas de controle interno auxiliam o gestor nas tomadas de decisões da empresa. Foram escolhidas as empresas de materiais de construção civil no Município de Presidente Médici em Rondônia. Para a obtenção dos dados foram aplicados questionários com questões abertas e fechadas nos quais foram respondidos pelo proprietário ou gerente. Baseado nas informações coletadas, observou-se a existência de um controle interno nas empresas e a sua atuação é feita pelo proprietário. Verificaram-se diversas formas de controle interno como: softwares de gerenciamento, divisão de setores e a apresentação de mercadorias bem organizada, além de um caixa específico para os recebimentos. A utilização das informações disponibilizadas pelos softwares e escritórios contábeis fica a critério do proprietário na tomada de decisão. As dificuldades observadas foram: a pouca afinidade com os sistemas de softwares e a falta de funcionários responsáveis por cada departamento. Sugere-se a qualificação dos funcionários, e a utilização dos relatórios contábeis para o controle interno.
Description: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, sob orientação do Profº Ms: Rogério Simão.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/208
Appears in Collections:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pereira, Joao Carlos da Silva.pdf107,49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools