Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2095
Título: Reconfigurações do espaço em o fotógrafo, de Cristóvão Tezza
Autores: Feranandes, Dinalva Barbosa da Silva
Sampaio, Sonia Maria Gomes
Palavras-chave: Espaço
Liso
Estriado
O fotógrafo
Cristóvão Tezza
Data de publicação: 2013
Citação: FERNANDES, Dinalva Barbosa da Silva. Reconfigurações do espaço em o fotógrafo, de Cristóvão Tezza. 2013. 144 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós - Graduação em Estudos Literários , Fundação Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, 2013.
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo estudar o modo como o espaço romanesco é construído em O fotógrafo. Temos a hipótese de que há nesse romance uma reconfiguração do espaço tradicional do romance. É a partir dos conceitos de espaço liso e espaço estriado na concepção que Deleuze e Guattari nos apresentam no volume cinco de Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, que podemos observar o quanto as fronteiras são relevantes no romance, que a ideia de reconfiguração espacial é construída pelos diversos espaços que concorrem num único espaço que abarca vários: o espaço romanesco, que, desde seu surgimento, é liso por natureza. Vemos, no espaço construído e reconstruído do romance O fotógrafo, o espaço da fotografia, do poema e o espaço das fronteiras. E o mais importante a destacar: essas movências de espaços nos apresentam uma literatura a refletir sobre seu espaço em relação com outras artes no contexto atual.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao programa de Mestrado Acadêmico em Estudos Literários – MEL, da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Linha de pesquisa: Literatura, Teoria e Crítica. Orientadora: Profa. Dra. Sonia Maria Gomes Sampaio.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2095
Aparece nas coleções:MEL/PVH - Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO DINALVA 0302.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.