Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2097
Título: Ecos Ameríndios em Sousândrade
Autor(es): Silva, Ruth Aparecida Viana da
Palavras-chave: Voz épica
Ameríndio
Transcriação
Transculturação
Data do documento: 2014
Citação: SILVA, R. A. V. da. Ecos Ameríndios em Sousândrade. 2014 . 123 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2014.
Resumo: Segundo Risério (1993), qualquer conversa sobre poéticas indígenas da Amazônia tem que passar por Sousândrade. Aceito convite, buscou-se vislumbrar os ecos ameríndios na produção sousandradina, no intuito de perscrutar as fontes utilizadas pelo poeta e a sua contribuição para o universo da matriz dos cantos ameríndios em solo amazônico. O Guesa desponta-se como a obra central de nosso estudo. Nela, o leitor perfaz, junto ao personagem-narrador-autor, uma peregrinação histórica e geográfica e tem a oportunidade de se defrontar com dois tipos de inferno: o amazônico (cujo centro é o ameríndio em confronto com a cultura colonizadora) e o inferno nova-iorquino em Wall Street (centro do capitalismo em ascensão). Na voz do Guesa, o convite: “Vinde ver a transição dolente/ Do passado ao porvir, neste presente! Vinde ver do Amazonas o tesoiro...” (Canto II, p. 77). E, para ver os “ecos do passado/Ao longe esvaeceram. Do presente/Encantando o viver” (Canto VIII, p. 248), buscou-se o registro de um canto ameríndio de resistência em uma sociedade que legitimava a dizimação com uma retórica indianista de uma nação unida e integrada de índios. Seguindo a trilha da pesquisa teóricocrítico- analítico, priorizou-se a pesquisa bibliográfica no intuito de explicar o problema a partir de referências publicadas e analisar as contribuições sobre a temática abordada. No referencial teórico-crítico da pesquisa, a abordagem proposta por Candido (2010); Treece (2008), Ricupero (2004), irmãos Campos (1982); Lobo (1986); Cuccagna (2004), dentre outros. Como resultado, espera-se apontar as contribuições e a atualidade deste poeta nas reflexões interculturais na Amazônia pelo viés da produção literária e dos ecos ameríndios sousandradinos.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Profa. Dra. Cynthia de Cássia Santos Barra
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2097
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO RUTH.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.