Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2101
Título: Lugares de transgressão em He, She and it, de Marge Piercy
Autores: Gomes, Nayara Macena
Nenevé, Miguel
Palavras-chave: Transgressão
Gênero
Espaço
Utopia
Data de publicação: 2015
Citação: GOMES, Nayara Macena. Lugares de transgressão em he, she it, de Marge Piercy. 2015. 91 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós- Graduação em Estudos Literário, Fundação Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, 2015.
Resumo: Esta dissertação, desenvolvida à luz dos pressupostos teóricos de Sargisson (1996) sobre o conceito de transgressão, tem como objetivo geral analisar as imagens e representações do corpo, de gênero e dos espaços tecidos pela narrativa de Marge Piercy (1993) – He, She and It. Especificamente, este trabalho objetiva oferecer uma leitura crítica do romance sob o prisma dos estudos de gênero a partir de temas que estruturam a narrativa e ajudam a produzir o universo ficcional da obra. Salientamos o ponto de vista de enunciação como direcionador da elaboração de realidades originais e da percepção acerca dos conceitos de ficção científica – FC e utopia. De cunho bibliográfico, o trabalho foi tecido com excertos escolhidos conforme o foco de cada capítulo, bem como material teórico sobre os temas relacionados e fortuna crítica relevante. Finalmente, propomos que o texto de Piercy (1993) parece oferecer espaços alternativos de expressão, calcados em um pensamento relacional e outros entendimentos acerca da relação entre literatura e utopia.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Rondônia como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador: Prof. Dr. Miguel Nenevé
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2101
Aparece nas coleções:MEL/PVH - Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO NAYARA GOMES.pdf914,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.