Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2102
Título: O trunfo da fé na colonização Amazônica a via crucis de uma nação
Autor(es): Silva, Renato Luíz Gomez da
Palavras-chave: Literatura
Chico Buarque
Estorvo
Crise
Identidade
Data do documento: 2015
Citação: SILVA, R. L. G. da. O trunfo da fé na colonização Amazônica a via crucis de uma nação. 2015. 110f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: Nesta dissertação versamos sobre as crises do sujeito em Estorvo. Defendemos que em Estorvo há um narrador-personagem em crises constantes, sejam elas identitária, social, histórica e de gênero. Objetivamos demonstrar onde, como e por que isso ocorre. Nossa hipótese é que, provavelmente, todas essas crises estejam relacionadas a fatores psicológicos e sociais, resultantes de um processo contínuo de modernização dos espaços urbanos, rurais e industriais, característicos das últimas décadas do século XX. Com as novas e incessantes invenções tecnológicas, com as diásporas (deslocamentos temporais e espaciais; com as transformações políticas e econômicas ocorridas na modernidade), com as abissais desigualdades sociais, o indivíduo torna-se problemático, descentrado e fragmentado, solapando suas convicções pessoais, suas interações com os demais sujeitos e com mundo a sua volta. Assim crendo, lançamos um olhar perscrutativo em Estorvo, visando destacar a inter-relação deste sujeito, protagonista buarquiano, com os diferentes estratos sociais que o margeiam. Porém, buscamos não menosprezar alguns aspectos de natureza formal, uma vez que eles tornam o romance verossímil e plurissignificativo. Para tanto, transcorremos disciplinas variadas; elencamos, entre outras, noções teóricas advindas de Antonio Candido (2011), Walter Benjamin (1996), Theodor Adorno (2003), Stuart Hall (2014) e Zygmunt Bauman (2005).
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Prof. Dr. Hélio Rodrigues da Rocha.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2102
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Disssertação - Mestrado - Renato.pdf3,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.