Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2105
Título: O ensino da literatura pela leitura: a formação de leitores nas escola
Autor(es): Silva, Náfria Chianca da
Palavras-chave: Leitura
Literatura
Ensino
Cultura
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, Náfria Chianca da. O ensino da literatura pela leitura: a formação de leitores nas escola. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, 124 f. Porto Velho, 2016
Resumo: Esta pesquisa é de cunho bibliográfico, com abordagem inicial em alguns cânones que tratam da leitura e escrita desde os seus primórdios, abordando temas sobre a leitura, a escrita e a literatura como um fator preponderante no decorrer dos tempos e trazendo também a possibilidade de se desenvolver o ensino da leitura através de uma análise pela Literatura, no decorrer de alguns momentos da História. O objetivo geral é refletir sobre a importância da abordagem dessas narrativas sobre a leitura e como o ensino da leitura vem contribuindo para a formação do leitor e a função humanizadora da Literatura. Para desenvolver esta pesquisa, amparamo-nos em uma ampla investigação bibliográfica de algumas obras canônicas sobre o assunto, necessárias para a construção do referencial teórico do estudo e a elaboração de uma sugestão pedagógica de leitura de determinadas obras para serem abordadas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem a necessidade de revelar uma habilidade de leitura na Educação. Assim, a presente pesquisa discute a maneira pela qual a leitura de textos literários pode desenvolver a habilidade da leitura e o gosto pela Literatura, e como associar esta arte à vida social. Esta perspectiva deriva de uma análise político-cultural baseado em suportes de autores como: Steven Roger Fischer (2006), que escreve sobre a História da Leitura; Cavallo; Chartier (1998), que discorrem sobre História de la Lectura en El Mundo Ocidental; A Questão dos Livros; no qual Darnton (2010) e outros escritores aqui referenciados,irão nos oferecer uma análise do livro e seu formato, desde os seus primórdios, e como o mesmo foi sofrendo modificações no decorrer dos tempos até atingir os nossos dias.
Descrição: Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Acadêmico em Letras como exigência parcial para a obtenção do título de Mestre em Letras pela Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Dr. Júlio César Barreto Rocha
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2105
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO NÁFRIA SILVA.pdf4,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.