Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2105
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Náfria Chianca da | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-23T14:45:15Z | - |
dc.date.available | 2018-03-23T14:45:15Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Náfria Chianca da. O ensino da literatura pela leitura: a formação de leitores nas escola. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, 124 f. Porto Velho, 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2105 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Acadêmico em Letras como exigência parcial para a obtenção do título de Mestre em Letras pela Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Dr. Júlio César Barreto Rocha | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa é de cunho bibliográfico, com abordagem inicial em alguns cânones que tratam da leitura e escrita desde os seus primórdios, abordando temas sobre a leitura, a escrita e a literatura como um fator preponderante no decorrer dos tempos e trazendo também a possibilidade de se desenvolver o ensino da leitura através de uma análise pela Literatura, no decorrer de alguns momentos da História. O objetivo geral é refletir sobre a importância da abordagem dessas narrativas sobre a leitura e como o ensino da leitura vem contribuindo para a formação do leitor e a função humanizadora da Literatura. Para desenvolver esta pesquisa, amparamo-nos em uma ampla investigação bibliográfica de algumas obras canônicas sobre o assunto, necessárias para a construção do referencial teórico do estudo e a elaboração de uma sugestão pedagógica de leitura de determinadas obras para serem abordadas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem a necessidade de revelar uma habilidade de leitura na Educação. Assim, a presente pesquisa discute a maneira pela qual a leitura de textos literários pode desenvolver a habilidade da leitura e o gosto pela Literatura, e como associar esta arte à vida social. Esta perspectiva deriva de uma análise político-cultural baseado em suportes de autores como: Steven Roger Fischer (2006), que escreve sobre a História da Leitura; Cavallo; Chartier (1998), que discorrem sobre História de la Lectura en El Mundo Ocidental; A Questão dos Livros; no qual Darnton (2010) e outros escritores aqui referenciados,irão nos oferecer uma análise do livro e seu formato, desde os seus primórdios, e como o mesmo foi sofrendo modificações no decorrer dos tempos até atingir os nossos dias. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2018-03-22T15:21:04Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO NÁFRIA SILVA.pdf: 4185734 bytes, checksum: 2001fac2aaec19512b032c8ba1d1bceb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2018-03-23T14:38:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO NÁFRIA SILVA.pdf: 4185734 bytes, checksum: 2001fac2aaec19512b032c8ba1d1bceb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2018-03-23T14:44:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO NÁFRIA SILVA.pdf: 4185734 bytes, checksum: 2001fac2aaec19512b032c8ba1d1bceb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-23T14:45:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO NÁFRIA SILVA.pdf: 4185734 bytes, checksum: 2001fac2aaec19512b032c8ba1d1bceb (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.title | O ensino da literatura pela leitura: a formação de leitores nas escola | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO NÁFRIA SILVA.pdf | 4,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.