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dc.contributor.authorOliveira, Keila Maria Silva Teixeira-
dc.date.accessioned2018-03-23T14:50:43Z-
dc.date.available2018-03-23T14:50:43Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Keila Maria Silva Teixeira. A incidência da ambiguidade na produção textual escrita de alunos do ensino médio: uma análise semântica. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR, 92 f. Porto Velho, 2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2110-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Mestrado Acadêmico em Letras, da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito para obtenção do título de Mestra em Letras. Orientador: Profa. Dra. Maria do Socorro Dias Loura Jorrinpt_BR
dc.description.abstractEste trabalho possui como objetivo identificar, descrever e analisar o fenômeno semântico da ambiguidade polissêmica e estrutural, quando não se objetiva o recurso estilístico, em produções de textos escritos. A intenção é responder se a ambiguidade como fenômeno semântico que compromete o sentido do texto é recorrente em produções escritas dos alunos do Ensino Médio e em que medida ela afeta o sentido das palavras, das sentenças, do texto e do contexto. O corpus é constituído de textos de alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Velho, os quais foram produzidos durante o ano letivo de 2015 com uma turma de primeira, de segunda e de terceira séries, como parte do processo avaliativo. Nossa análise é composta por doze textos, quatro de cada série e um de cada bimestre com temáticas diferenciadas. A análise possibilitou verificar que a ambiguidade está presente nos textos de alunos das três séries, e que esse fenômeno semântico, importante como recurso estilístico, mas inadequado quando compromete o uso dos elementos da textualidade, como a coerência, a coesão, a progressão, dentre outros, não recebe a atenção necessária no processo de ensino- aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2018-03-22T18:10:40Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO DE KEILA MARIA.pdf: 8846414 bytes, checksum: 98bbcdb1c5759b8735574811da6ba103 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-23T14:50:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO DE KEILA MARIA.pdf: 8846414 bytes, checksum: 98bbcdb1c5759b8735574811da6ba103 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.subjectSemânticapt_BR
dc.subjectAmbiguidadept_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectTextualidadept_BR
dc.subjectSentidopt_BR
dc.titleA incidência da ambiguidade na produção textual escrita de alunos do ensino médio: uma análise semânticapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

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