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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2110
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Keila Maria Silva Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-23T14:50:43Z | - |
dc.date.available | 2018-03-23T14:50:43Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Keila Maria Silva Teixeira. A incidência da ambiguidade na produção textual escrita de alunos do ensino médio: uma análise semântica. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR, 92 f. Porto Velho, 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2110 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Acadêmico em Letras, da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito para obtenção do título de Mestra em Letras. Orientador: Profa. Dra. Maria do Socorro Dias Loura Jorrin | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho possui como objetivo identificar, descrever e analisar o fenômeno semântico da ambiguidade polissêmica e estrutural, quando não se objetiva o recurso estilístico, em produções de textos escritos. A intenção é responder se a ambiguidade como fenômeno semântico que compromete o sentido do texto é recorrente em produções escritas dos alunos do Ensino Médio e em que medida ela afeta o sentido das palavras, das sentenças, do texto e do contexto. O corpus é constituído de textos de alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Velho, os quais foram produzidos durante o ano letivo de 2015 com uma turma de primeira, de segunda e de terceira séries, como parte do processo avaliativo. Nossa análise é composta por doze textos, quatro de cada série e um de cada bimestre com temáticas diferenciadas. A análise possibilitou verificar que a ambiguidade está presente nos textos de alunos das três séries, e que esse fenômeno semântico, importante como recurso estilístico, mas inadequado quando compromete o uso dos elementos da textualidade, como a coerência, a coesão, a progressão, dentre outros, não recebe a atenção necessária no processo de ensino- aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa. | pt_BR |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-23T14:50:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO DE KEILA MARIA.pdf: 8846414 bytes, checksum: 98bbcdb1c5759b8735574811da6ba103 (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.subject | Semântica | pt_BR |
dc.subject | Ambiguidade | pt_BR |
dc.subject | Texto | pt_BR |
dc.subject | Textualidade | pt_BR |
dc.subject | Sentido | pt_BR |
dc.title | A incidência da ambiguidade na produção textual escrita de alunos do ensino médio: uma análise semântica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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