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dc.contributor.authorSouza, Andreia Teschi Motta-
dc.date.accessioned2018-03-23T14:53:28Z-
dc.date.available2018-03-23T14:53:28Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUZA, Andreia Teschi Motta. A poética do olhar: a cultura visual surda no contexto amazônico.Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade federal de Rondônia-UNIR, 159 f. Porto Velho, 2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2114-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Mestrado Acadêmico em Letras, da Universidade Federal de Rondônia, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Letras sob orientação do Professor Dr. João Carlos Gomes.pt_BR
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dc.description.sponsorshipO mundo moderno é permeado por imagens que comunicam, expressam e propagam ideias. Elas, muitas vezes, ditam regras e exercem, sobre a sociedade, algum tipo de influência seja em pequena ou grande proporção. Compreende-se, então, que o mundo da atualidade se constitui em um grande e significativo contexto imagético com uma cultura baseada e voltada para o visual. Diante de tal fato, a pesquisa desenvolvida volta-se para a cultura do povo surdo que é visual. A partir disso, nosso objetivo geral é desenvolver estudos da cultural visual surda com a formação de um grupo-pesquisador de Sociopoética para identificar aspectos da identidade cultural. Com esse enfoque, intentou-se buscar respostas para os seguintes objetivos específicos: verificar como ocorre a construção do pensamento e da linguagem visual do surdo na construção do conhecimento do mundo; conhecer como os sujeitos surdos se constituem a partir da visualidade na construção da sua identidade cultural e identificar como as narrativas imagéticas podem contribuir com os processos de ensino e aprendizagem na educação de surdos numa perspectiva intercultural. Dessa forma, a presente pesquisa pauta-se em estudos que permeiam o campo dos Estudos Surdos, cuja finalidade é ampliar os conhecimentos sobre a cultura surda, sua identidade e a língua de sinais, as quais se caracterizam dentro da cultura visual. A pesquisa ampara-se na Sociopoética, método desenvolvido por Jacques Gauthier (2005), filósofo e pedagogo francês. É um método que prioriza a construção do conhecimento de forma coletiva, no qual todos têm participação na construção do saber produzido. O mesmo busca valorizar as inúmeras formas de conhecimento juntamente com a multiplicidade de sentidos e significados. A sociopoética valoriza a criatividade e o prazer em aprender e compartilhar os conhecimentos produzidos através do corpo inteiro. O método ressalta ainda a importância das culturas minoritárias, sua resistência e seu papel na produção de conceitos e nos processos de construção de saberes. Os dados para a pesquisa foram produzidos através de uma oficina imagética, com narrativas realizadas pelos surdos a partir das imagens (fotos) produzidas por eles; utilizamo-nos também de gravações de audiovisual, anotações e observações das atividades participativas com os mesmos. Para fundamentação dos estudos realizados, lançamos mão de premissas e pressupostos teóricos de autores como, Fernandes (2003), Goldefeld (2001), Lopes (2011), Perlin (2003), Quadros (1997), Sá (2010), Sacks (1998), Skliar (2005), Strobel (2008) e outros, que de igual modo contribuíram para o desenvolvimento desta pesquisa. Os resultados obtidos através do presente estudo indicam que a imagem é uma poderosa aliada na educação de surdos, uma vez que ele, o surdo, é um ser de experiências visuais. Ela poderá auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem, facilitando a compreensão dos conteúdos expostos e possibilitando uma maior e melhor aquisição dos conhecimentos. A experiência visual do surdo é valorizada através das narrativas imagéticas. A comunicação com o mundo e a expressão do ser surdo com o outro ouvinte numa relação intercultural se torna possível por meio da imagem. Desejamos, através desta pesquisa, contribuir com os Estudos Surdos e com o povo surdo no intuito de alcançar melhorias e maiores possibilidades para a educação surda. Uma condição possível, se pensarmos os processos de ensino e aprendizagem a partir do visual, do imagético, uma vez que o surdo é visual.pt_BR
dc.subjectEstudos Surdospt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectCultura Visualpt_BR
dc.titleA poética do olhar: a cultura visual surda no contexto amazônicopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

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