Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2126
Título: Caracterização fisico-químico e atividade antiparasitária da BmatTX-IV, uma fosfolipase A2 básica do veneno de Bothrops mattogrossensis do Paraguai
Autor(es): Díaz, Jorge Javier Afonso
Palavras-chave: Fosfolipase A2 Lys49
Atividade antiparasitária
Trypanosoma cruzi
Leishmania infantum
Citotoxicidade
Data do documento: 2015
Citação: DÍAZ, J. J. A. Caracterização fisico-químico e atividade antiparasitária da BmatTX-IV, uma fosfolipase A2 básica do veneno de Bothrops mattogrossensis do Paraguai. 2015. 76f. Dissertação (Mestrado em Biologia Experimental) - Programa de Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: As serpentes da família Viperidae possuem glândulas salivares especializadas produtoras de uma mistura diversificada de proteínas com grande variedade de efeitos farmacológicos. A caracterização dos componentes bioativos destas secreções representam uma ferramenta importante para a melhor compreensão desses efeitos nas diversas manifestações clinicas do envenenamento e potencias aplicações biotecnológicas. Este trabalho tem como objetivo purificar uma fosfolipase básica do veneno de Bothrops mattogrossensis provenientes do Paraguai (BmatTX-IV), realizar sua caracterização físico-química, e avaliar sua atividade antiparasitária contra Leishmania infantum e Trypanosoma cruzi, assim como seu potencial citotóxico em fibroblastos murinos. A BmatTX-IV foi isolada em alto grau de pureza mediante uma cromatografia de troca catiônica (CM-Sepharose) seguida por uma cromatografia de fase reversa (C18). A análise por espectrometria de massa MALDI-TOF e SDS-PAGE 2D demonstraram uma proteína com valor de m/z de 13.555,82 e pI de 9,3. Posteriormente, mediante sequenciamento, foram obtidos 81 resíduos de aminoácidos apresentando um resíduo de Lisina na posição 49, característico ao grupo das fosfolipases enzimaticamente inativas (Lys49). Adicionalmente, o alinhamento múltiplo de sequência revelou alto grau de similaridade com outras fosfolipases deste grupo. O veneno revelou alta atividade antiparasitária in vitro contra formas promastigotas de Leishmania infantum, assim como contra formas epimastigotas de Trypanosoma cruzi, apresentando inibição superior a 90% nas maiores concentrações testadas. Por outro lado, a BmatTX-IV foi capaz de inibir o crescimento de L. infantum e T. cruzi em aproximadamente 40% na concentração de 100 μg/mL, sugerindo que outras moléculas presentes no veneno podem estar atuando em sinergia com as fosfolipases. Finalmente, foram desenvolvidos testes de citotoxicidade do veneno e da BmatTX-IV contra fibroblastos murinos, o que demonstrou alta citotoxicidade do veneno, enquanto que a BmatTX-IV apresentou 40% nas concentrações de 100 e 50 μg/mL, determinando que nos modelos testados não há seletividade do veneno e da toxina em relação a sua atividade toxica.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Biologia Experimental. Orientador(a): Prof. Dr. Leonardo de Azevedo Calderon. CoOrientador: Profª. Drª. María Celeste Vega.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2126
Aparece nas coleções:Mestrado em Biologia Experimental (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO JORGE DÍAZ.pdf1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.