Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2127
Título: Análise da gestão da cadeia de suprimentos em uma unidade hospitalar do município de Presidente Médici- RO
Autor(es): Silva, Daniely Christian Amaral da
Palavras-chave: Gestão da cadeia de suprimentos
Práticas
Hospital β
Desempenho operacional
Data do documento: 2017
Citação: SILVA, Daniely Christian Amaral da. Análise da gestão da cadeia de suprimentos em uma unidade hospitalar do município de Presidente Médici- RO. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.
Resumo: A Gestão da Cadeia de Suprimentos é uma ferramenta destinada à integração entre os processos de negócios existentes em uma cadeia logística, desde os fornecedores iniciais até os consumidores finais de forma harmônica, afim de obter vantagem competitiva para a organização individualmente e para cadeia como um todo. Logo, as práticas da Gestão da Cadeia de Suprimentos são um conjunto de atividades que auxiliam e promovem o bom gerenciamento e coordenação uma vez que é imprescindível gerenciar, integrar e ao mesmo tempo coordenar relacionamentos, oferta e demanda. Portanto, é fundamental o estudo da GCS e suas práticas no setor hospitalar devido a importância à população pela prestação de serviço a saúde, além da relevância econômica. A presente pesquisa tem como objetivo analisar as práticas adotadas de Gestão da Cadeia de Suprimentos e como elas influenciam na gestão em um hospital de Presidente Médici – RO. O estudo caracteriza-se como pesquisa descritiva, método indutivo e abordagem combinada e, quanto ao procedimento, classifica-se como estudo de acaso, estudando as características do hospital β. Para a coleta de dados foi utilizada entrevistas que possibilitou a captação de dados acerca das práticas da GCS e insumos utilizados frequentemente no cotidiano do hospital para elaboração da Curva ABC. Os resultados demonstram indícios de que as práticas que dizem respeito ao relacionamento com fornecedor e com clientes/pacientes são as mais difundidas no hospital β. Mas, em geral não há uma ou mais práticas adotas integralmente pelo hospital e os esforços isoladamente podem não proporcionar resultados positivos e não influenciam na gestão hospitalar. Além disso, a Curva ABC apontou que os medicamentos Benzetacil, Cefalotina e Hidrocortizona são os que possuem a maior representatividade financeira dentre os mais utilizados no dia-a-dia do hospital. E, o hospital apresenta um maior desempenho operacional aos indicadores de custo, qualidade, entrega e tempo. Por fim, essa pesquisa traz como incentivo a realização de outros estudos acerca da temática neste segmento afim de adquirir e aprimorar melhorias para a população, para os hospitais e para o sistema de saúde como um todo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produção. Orientador(a): Prof. Esp. Alessandro Aguilera Silva
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2127
Aparece nas coleções:DEPRO/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador