Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2140
Título: Avaliação do desempenho de um teste de diagnóstico rápido para a malária aplicado em unidade de saúde no município de Porto Velho, Rondônia
Autor(es): Santos Junior, Alcides Procópio Justiniano dos
Palavras-chave: Malária
Diagnóstico
Teste rápido
Gota espessa
Data do documento: 2014
Citação: SANTOS JUNIOR, A. P. J. dos. Avaliação do desempenho de um teste de diagnóstico rápido para a malária aplicado em unidade de saúde no município de Porto Velho, Rondônia. 2015. 85f. Dissertação (Mestrado em Biologia Experimental) - Programa de Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: O método da gota espessa para o diagnóstico da malária é considerado o padrão ouro pela Organização Mundial de Saúde, entretanto, existem localidades que não possuem esses serviços de diagnóstico. Devido a isto, testes rápidos baseados em imunocromatografia estão sendo amplamente utilizados por não necessitar de equipamentos e nem de qualificação especial de recursos humanos. Recentemente alguns municípios brasileiros de área endêmica para esta doença estão utilizando o teste rápido SD Bioline Malaria Ag P.f/Pan POCT, baseado na detecção do antígeno pfhrp2 do P. falciparum e pLDH pan específico para as espécies de Plasmodium causadoras da malária humana. Objetivo: O presente estudo buscou avaliar o desempenho do teste rápido SD Bioline Malaria Ag P.f/Pan POCT por meio de análise de concordância com a gota espessa e PCR. Métodos: O estudo foi realizado no município de Porto Velho, no Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (CEPEM) no período de Outubro de 2012 a Agosto de 2014. Foi realizada coleta de sangue periférico para realizar o exame por teste rápido e PCR de pacientes com resultado positivo ou negativo para gota espessa. Resultados: Foram realizados 648 exames de testes rápidos em pacientes de ambos os sexos (M=435; F=213) com idade variando de 18 a 60 anos. Dentre os exames de testes rápidos realizados, 56 apresentaram resultados inválidos. Quando comparado à gota espessa, o teste rápido SD Bioline Malaria Ag P.f/Pan POCT apresentou valores de sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e valor preditivo negativo para P. falciparum de 63,16%; 99,30%; 75,00%; 98,78% respectivamente, e para P. vivax de 82,19%; 96,78%; 93,75%; 90,25% respectivamente. Em relação à PCR os valores foram 63,16%; 99,30%; 75,00%; 98,78% respectivamente para P. falciparum, e 78,45%; 97,49%; 95,29%; 87,50% para P. vivax. Conclusão: O teste rápido SD Bioline Malaria Ag P.f/Pan POCT apresentou sensibilidade inferior a relatada pelo fabricante e abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, apresentando discordância mais acentuada nas parasitemias abaixo de 100 parasitos/μL. A especificidade observada foi satisfatória.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Biologia Experimental. Orientador(a): Prof. Dr. Tony Hiroshi Katsuragawa.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2140
Aparece nas coleções:Mestrado em Biologia Experimental (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALCIDES JUNIOR.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.