Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2155
Título: Mapeamento do fluxo de valor em uma indústria de suplementação animal no município de Cacoal/RO
Autor(es): Menezes, Lucas de Oliveira
Palavras-chave: Indústria de suplementação animal
Redução dos desperdícios
Lean manufacturing
Mapeamento - Fluxo de valor
Data do documento: 2017
Citação: MENEZES, Lucas de Oliveira. Mapeamento do fluxo de valor em uma indústria de suplementação animal no município de Cacoal/RO. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.
Resumo: Este trabalho objetiva aplicar uma ferramenta do lean manufacturing, por meio de um estudo de caso, aplicado em uma indústria de suplementação animal no município de Cacoal/RO, avaliando seu sistema produtivo através do mapeamento do fluxo de valor com a finalidade de identificar falhas no processo, desperdícios gerados, bem como avaliar a importância em gerenciar os recursos transformadores disponíveis. Seu propósito foi o de realizar uma pesquisa de campo na organização de modo a colher subsídios para o diagnóstico do sistema produtivo. Para isto, foi escolhida uma família de produtos, onde seus processos produtivos foram analisados, no tocante às condicionantes dos tempos de cada etapa e dos desperdícios existentes. Os resultados desta pesquisa apontaram tempos de não agregação de valor aos produtos, falhas e desperdícios oriundos dos processos organizacionais, bem como à necessidade de mudanças indispensáveis, e mostraram as alternativas que a direcione ao alcance de um processo produtivo enxuto. Por fim, o mapeamento do fluxo de valor se apresenta como uma alternativa para identificar falhas e desperdícios dos processos organizacionais, constituindo-se apenas de uma das inúmeras ferramentas pertencentes ao lean manufacturing que visam auxiliar a organização a alcançar maiores padrões de qualidade, redução de custos, menores lead times de produção, maior flexibilidade, agilidade e maior agregação de valor ao produto.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produção. Orientador(a): Prof. Esp. Alessandro Aguilera Silva
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2155
Aparece nas coleções:DEPRO/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador