Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2158
Título: O agente comunitário de saúde: percepções e ações de saúde mental na atenção aos indivíduos em sofrimento psíquico.
Autores: Aidar, Daniela Cristina Gonçalves
Palavras-chave: Agente Comunitário de Saúde
Saúde mental
Depressão
Data de publicação: 2014
Citação: AIDAR, Daniela Cristina Gonçalves. O agente comunitário de saúde: percepções e ações de saúde mental na atenção aos indivíduos em sofrimento psíquico. 2014, 31 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência em Saúde, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2014.
Resumo: Os agentes comunitários de saúde (ACS) podem atuar ligando a atenção básica aos serviços de saúde mental de uma comunidade. Casos de transtornos mentais em geral e, de depressão em particular, poderiam ser por eles identificados e devidamente encaminhados. Assim sendo, o presente estudo teve como objetivos (1) identificar as percepções dos ACS quanto ao conceito de saúde mental, sofrimento psíquico e depressão; (2) caracterizar as ações dos ACS na identificação, acolhimento e acompanhamento dos indivíduos em situações que sugeriam um quadro de depressão. Cinquenta ACS do município de Ji-Paraná (Rondônia, Brasil) foram entrevistados por meio de um levantamento com questionários e grupos de discussões. A maioria (72%) dos agentes tinha entre 30 e 49 anos, era do sexo feminino (82%) e residia na comunidade local de trabalho (92%). As percepções dos ACS entrevistados sobre transtorno mental, sofrimento psíquico e depressão revelaram estar pautadas no senso comum. As ações individuais e coletivas em saúde mental eram por eles realizadas sem fundamentação técnica e baseadas na intuição pessoal. A necessidade dos ACS receberem treinamento específico em saúde mental foi apontada e discutida.
Descrição: Artigo apresentado ao Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde do Departamento de Medicina da Fundação Universidade Federal de Rondônia, área de concentração Gestão em Saúde, como requisito para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde, sob a orientação do Professor Doutor Fabio Biasotto Feitosa.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2158
Aparece nas coleções:PPGECS/PVH - Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO DANIELA AIDAR.pdf775,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.