Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2162
Título: Características dos genótipos e subgenótipos do vírus da hepatite b em portadores crônicos do estado de Rondônia
Autor(es): Gomes, Sandra Rosa Lima
Palavras-chave: Vírus da hepatite B.
Genotipagem
Portadores crônicos
Data do documento: 2017
Citação: GOMES, S. R. L. Características dos genótipos e subgenótipos do vírus da hepatite b em portadores crônicos do estado de Rondônia. 2017. 98f. Dissertação (Mestrado em Biologia Experimental) - Programa de Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.
Resumo: A infecção pelo vírus da hepatite B (HBV) é um problema de saúde global, com prevalência de 400 milhões de pessoas afetadas e pelo menos 1 milhão de mortes por ano. O HBV é um vírus hepatotrópico pertencente à família Hepadnaviridae e gênero Orthohepadnavirus.Seu genoma é composto por uma molécula de DNA circular parcialmente duplicada, com aproximadamente 3.200 pares de base e quatro regiões sobrepostas de leitura aberta. Clinicamente, o HBV pode manifestar-se em hepatite aguda ou crônica com progressão da doença principalmente para cirrose e hepatocarcinoma (HCC). O HBV possui uma ampla diversidade genética e é classificado em dez genótipos, designados de A a J, de acordo com a variabilidade das suas sequências, com distribuições geográficas distintas. Os genótipos do HBV podem influenciar nas características clínicas da doença e na resposta ao tratamento, assim como a presença de recombinantes inter ou intra-genotípicos e mutantes virais. O objetivo desse estudo é caracterizar os genótipos e subgenótipos do HBV, possíveis recombinantes e variantes virais em portadores crônicos do estado de Rondônia. Nesta proposta foram analisadas 40 amostras de soro de pacientes crônicos do HBV coletadas no ambulatório de hepatites virais do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia (CEPEM). As amostras incluídas neste estudo foram submetidas à extração de DNA e posteriormente à amplificação molecular por PCR de dois fragmentos dos genes S, P, C e X de 1.500 e 1.700 pb. Os produtos amplificados foram purificados e submetidos ao sequenciamento. A genotipagem viral foi realizada utilizando o programa MEGA 7.0 e a análise para a detecção de sequências virais recombinantes foi realizada com os programas SplitsTree4 e RDP4. A amplificação molecular foi possível de ser realizada para 17 casos. A presença do fragmento maior foi observada para 17 amostras, enquanto para o fragmento menor em 7 amostras. Um total de 12 sequências foram obtidas no sequenciamento de DNA. Foram encontrados a presença dos genótipos A, D e F na população estudada. A genotipagem das amostras mostrou uma maior frequência do genótipo A (50%; 6/12), seguido do genótipo D (33,4%; 4/12) e F (16,6%; 2/12). Dentro do genótipo A, o subgenótipo mais prevalente foi o A1 (83,4%; 5/6) e no D o D3 (50%; 2/4), enquanto para o genótipo F o único subgenótipo encontrado foi o F2. Na análise de mutações no genoma do HBV foram encontradas 10 substituições de nucleotídeos no gene C, 5 substituições de aminoácidos no gene S e 3 substituições de nucleotídeos no gene X. As alterações clínicas associadas à presença das substituições encontradas nesta análise incluem a redução ou ausência da secreção de HBeAg, progressão da hepatite B crônica para hepatocarcinoma e escape imunológico. Os dados obtidos nesse estudo refletem a diversidade genética do vírus da hepatite B, observada principalmente pela presença de variantes virais na população de Rondônia.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Biologia Experimental. Orientador(a): Prof. Dr. Juan Miguel VillalobosSalcedo. Coorientador(a): Profª. Dra. Deusilene Souza Vieira DallA’cqua.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2162
Aparece nas coleções:Mestrado em Biologia Experimental (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO SANDRA GOMES.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.