Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/217
Título: Planejamento orçamentário e a execução do orçamento anual: um estudo realizado no município de Cacoal/RO
Autor(es): Araujo, Cledimar Rodrigues
Palavras-chave: Orçamento
Plano plurianual
Lei de diretrizes orçamentárias
Data do documento: 5-Dez-2011
Citação: ARAUJO, Cledimar Rodrigues. Planejamento orçamentário e a execução do orçamento anual: um estudo realizado no município de Cacoal/RO. 2011. 30 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2011.
Resumo: Este estudo buscou verificar a conformidade da execução das ações de governo nas áreas da saúde, educação, assistência social e obras e serviços públicos, em decorrência do alinhamento legal entre LOA, PPA e LDO. Para tanto, realizou-se pesquisa documental nos livros do PPA/2010-2013, LDO/2010 e no Relatório de Desempenho da Prefeitura Municipal de Cacoal/RO. Foram apresentados os aspectos conceituais e legais da LOA, do PPA e da LDO, assim como os procedimentos de elaboração e execução orçamentária e, para tanto, utilizou-se pesquisa bibliográfica em livros, artigos e internet. Os resultados demonstraram parcial conformidade da execução física das ações com o planejamento anual, ou seja, 25 ações das 82 pesquisadas tiveram execução conforme previsto nos instrumentos de planejamento orçamentário. Verificou-se a necessidade de maiores investimentos nas áreas da saúde, educação e assistência social, em decorrência da demanda pelos serviços sociais ofertados nessas áreas. Evidenciou-se o caráter dinâmico do orçamento e o poder discricionário dos gestores públicos em realizar despesas consignadas na Lei Orçamentária Anual, como no caso das despesas com investimentos.
Descrição: Artigo de conclusão de curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Cacoal como requisito parcial para a obtenção de título de bacharel em Ciências Contábeis, sob orientação do Prof. Ms. Evimael Alves Teixeira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/217
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Araujo, Cledimar Rodrigues.pdf127,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador