Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2173
Título: Educação integral e educação de tempo integral: aproximações e distanciamentos na operacionalização do Programa Mais Educação nas escolas polos municipais rurais de Monte Negro – RO
Autores: Silva, Isac Rocha da
França, Rosângela de Fátima Cavalcante
Palavras-chave: Educação integral
Educação de tempo integral
Programa Mais Educação
Data de publicação: 2017
Citação: SILVA, Isac Rocha da. Educação integral e educação de tempo integral: aproximações e distanciamentos na operacionalização do Programa Mais Educação nas escolas polos municipais rurais de Monte Negro – RO. 2017. 126 f. : il. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017.
Resumo: Na conjuntura dos debates em favor da qualidade do processo de ensino e aprendizagem, a educação integral tem sido revisitada e vem ganhando força nos discursos de especialista em educação e do poder público, que apontam tal modelo de formação como um caminho viável para o alcance das finalidades educacionais. Nesse cenário, diversas propostas de educação integral em regime de horário expandido têm se propagado pelo país. Assim a presente pesquisa se propõe a investigar uma dessas experiências partindo da seguinte questão: em que consistem as aproximações e os distanciamentos da educação integral da realidade presente na operacionalização do Programa Mais Educação nas escolas polos (rurais) do município de Monte Negro – RO. Em consonância com a problemática, elegemos como objetivo geral analisar as aproximações e distanciamentos da educação integral presentes na operacionalização do Programa Mais Educação nas escolas polos rurais do Município de Monte Negro – RO. Quanto à metodologia da pesquisa, é do tipo descritivo-exploratória com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários abertos, de mesmo teor, aplicados ao gestor, coordenador e monitores em duas unidades escolares da Rede Municipal da zona rural de Monte Negro – RO, totalizando 16 participantes. A interpretação dos dados seguiu os procedimentos da análise de conteúdo conforme orienta Bardin (2011). Os resultados da investigação apontam que a educação integral e em tempo integral oportuniza aos educandos participarem de atividades diferenciadas que favorecem a socialização e o desenvolvimento multidimensional. No entanto, a operacionalização das ações do Programa Mais Educação nas escolas pesquisadas encontra grandes desafios, como: recursos financeiros insuficientes, estruturas física e pedagógica deficitárias, ausência de capacitação profissional, desarticulação entre oficinas e disciplinas e participação insatisfatória da comunidade escolar. Conclui-se que, para a oferta de uma formação plena faz-se necessário repensar todas essas questões e, fundamentalmente, reorganizar a estrutura e o funcionamento das instituições. Diante disso, considerando a forma e as condições em que o currículo é operacionalizado nos estabelecimentos investigados, os distanciamentos sobrepõem às aproximações em relação à concepção e princípios da educação integral.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação, Mestrado Acadêmico em Educação, do Núcleo de Ciências Humanas, para conclusão de curso e obtenção do título de Mestre em Educação pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Orientadora: Prof.ª Dra. Rosângela de Fátima Cavalcante França.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2173
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação / PVH. Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO ISAC SILVA.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.