Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2174
Título: A docência na educação profissional e tecnológica: um estudo dos saberes dos professores de Língua Portuguesa em Porto Velho-RO
Autores: Dias, Sônia Maria Paracampos de Sá
Amaral, Nair Ferreira Gurgel do
Palavras-chave: Educação Profissional Técnica de Nível Médio
Modalidade Integrada
Docência de Língua Portuguesa
Saberes Docentes
Data de publicação: 2017
Citação: DIAS, Sônia Maria Paracampos de Sá. A docência na educação profissional e tecnológica: um estudo dos saberes dos professores de Língua Portuguesa em Porto Velho-RO. 2017. 185 f. : il. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017
Resumo: A compreensão dos saberes dos professores de Língua Portuguesa (LP) que atuam nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, no âmbito do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), é condição fundamental para o aprimoramento da prática docente nessa modalidade de ensino na referida disciplina. É, pois, nesse âmbito que se insere esse estudo, cujas bases teóricas estão fundamentadas em autores que são referências na temática abordada. A questão norteadora pretende investigar em que consistem os saberes mobilizados pelos professores de LP do IFRO/Campus Porto Velho Calama para responder aos desafios da docência nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no contexto do IFRO, a qual se espera alcançar mediante o seguinte objetivo geral: compreender em que consistem os saberes mobilizados pelos professores de LP do IFRO/Campus Porto Velho Calama para responder aos desafios da docência nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no contexto do IFRO. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, cujos dados foram coletados durante os meses de março e abril de 2017, mediante a aplicação de questionário e realização de entrevista semiestruturada, gravada, com uma amostra de cinco professores, que corresponde ao universo total dos sujeitos. Utilizando a metodologia de análise de conteúdo, segundo a metodologia de Bardin (1977), os dados levantados foram analisados a partir da sistematização de categorias temáticas (elaboradas a priori). Os resultados indicam que os saberes dos sujeitos da pesquisa são plurais e diversificados, oriundos em parte de sua formação profissional na área específica e, principalmente, de suas experiências profissionais construídas ao longo da carreira, sobretudo como professores do ensino propedêutico. Na falta de parâmetros claros à docência nos cursos integrados, de apoio institucional efetivo ao trabalho do professor e, particularmente, de conhecimentos específicos do seu campo de atuação, tidos como desafios à docência, esses professores subsidiam sua prática buscando eles próprios sua formação, geralmente nas experiências do ensino médio. Com base nos resultados, conclui-se, pois, a necessidade da edificação de saberes específicos ao campo de atuação dos professores, sendo premente a implementação de políticas de formação que valorizem o seu saber prático, além da adoção de ações coletivas e integradas e de qualificação das equipes de trabalho, ações essenciais ao enfrentamento dos desafios do trabalho docente no âmbito do IFRO.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, como requisito para obtenção do título de Mestre em Educação. Área de concentração: Educação Linha de pesquisa: Formação docente Orientadora: Prof.ª Dr.ª Nair Ferreira Gurgel do Amaral
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2174
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação / PVH. Dissertações

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