Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2176
Title: Desenvolvimento de uma plataforma educacional de apoio ao ensino e aprendizagem de robótica á luz da pedagogia de projetos
Authors: Silva, Ricardo Bussons da
Keywords: Material didático
Robótica educacional
Pedagogia de projetos
Issue Date: 2017
Citation: SILVA, Ricardo Bussons da. Desenvolvimento de uma plataforma educacional de apoio ao ensino e aprendizagem de robótica á luz da pedagogia de projetos. 2017. 89 f. : il. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017.
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo principal o desenvolvimento de um módulo didático para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de Robótica aliada a Pedagogia de Projetos. Neste sentido, iniciou-se um levantamento bibliográfico acerca do tema ensino de programação de hardware e módulos didáticos comercias para o estudo de microeletrônica, robótica e áreas afins seguido de uma entrevista coletiva semiestruturada com professores atuantes nos cursos técnicos integrados em Eletrotécnica e Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, com o intuito de se obter informações referentes às suas experiências profissionais como docentes e principais dificuldades apresentadas pelos alunos nas disciplinas que envolvam programação e/ou montagem de hardware, para a partir de então, elaborar um novo recurso didático, que reúna as principais características técnicas e, sobretudo, pedagógicas, julgadas pelos professores, mais importantes para um bom aprendizado, e com isso desenvolver um sistema de simulação de processos industriais automatizados utilizando esteiras transportadoras, sensores de posicionamento e identificação de objetos, além de interfaces homem-máquina audiovisuais que possibilite a redução das limitações proporcionadas pelos módulos didáticos atuais e auxilie docentes em suas aulas práticas, de forma a melhorar a contextualização do conteúdo, reduzir o nível de abstração requerido do aluno nas experimentações, aproximar estas práticas de situações reais do cotidiano de um profissional técnico das áreas relacionadas a Eletricidade, e consequentemente proporcionar ao aluno um conhecimento mais significativo.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso - Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar, sob orientação do Professor Dr. Marinaldo Felipe da Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2176
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO RICARDO SILVA.pdf4,17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.