Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2177
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBertotti, Mirian de Oliveira-
dc.contributor.authorSimões, Robson Fonseca-
dc.date.accessioned2018-04-13T14:57:13Z-
dc.date.available2018-04-13T14:57:13Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBERTOTTI, Mirian de Oliveira. Quando o norte é PNEM: por uma linguagem em ação no Chico Mendes de Ariquemes/RO. 2017. 145 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2177-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada como requisito final para obtenção de título de Mestre em Educação Escolar ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Prof. Dr. Robson Fonseca Simõespt_BR
dc.description.abstractEste trabalho procura lançar um olhar sobre o programa de formação continuada do governo federal oferecido para os educadores da rede estadual de Rondônia, mais especificamente junto à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Alves Mendes Filho, situada no município de Ariquemes/RO. A pesquisa foi desenvolvida com docentes de Língua Portuguesa, equipe gestora e discentes do ensino médio. O objetivo foi problematizar a política educacional formativa Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio através das ações desenvolvidas por uma escola estadual ariquemense. Os aportes teóricos utilizados perpassaram pelas legislações vigentes: LDB nº 9.394/96, Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2012), Plano Nacional de Educação (2014) e fundamentaram–se em autores como: Antunes (2009), Faraco (2008) e Koch (2003, 2011, 2014) e Geraldi (2013) ao nos apresentar a perspectiva da língua como ferramenta de interação social; de Arroyo (2007), Candau (2007) e Sacristán (2000) que nos conduziram pelos caminhos do currículo; Nóvoa, Tardif, Pherrenoud, Gadotti e Zabala abordando a formação docente e a prática educativa e Thiollent (1996) e Tripp (2005), aproximando-nos da metodologia da pesquisa-ação. A abordagem qualitativa foi fundamentada em Ludke e André (1986) e a análise dos dados procurou se ancorar nos estudos de Laville e Dionne (1999), ajudando-nos a refletir que o valor da análise tem a ver com a coerência das escolhas relativas aos diversos elementos da pesquisa nos territórios das Ciências Humanas. O PNEM, fio condutor da pesquisa, procurou ampliar o debate nos territórios do currículo, do Projeto Político Pedagógico e da formação docente e através dele buscaram-se estratégias de ensino-aprendizado diferenciadas no universo da Língua Portuguesa. O trabalho em parceria com a equipe do Chico Mendes primou por desenvolver práticas pedagógicas na área da linguagem, mais especificamente com a língua materna, voltadas exclusivamente à produção textual para que contribuíssem junto ao protagonismo juvenil e dessa forma surgiu um projeto de extensão que buscasse motivar os educandos, mostrando-lhes horizontes que podem ser alcançados com o domínio da escrita argumentativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2018-04-12T19:04:03Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO MIRIAN BERTOTTI.pdf: 2329250 bytes, checksum: af1b564b9f49070755b0256634fe56ff (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2018-04-13T14:46:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO MIRIAN BERTOTTI.pdf: 2329250 bytes, checksum: af1b564b9f49070755b0256634fe56ff (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2018-04-13T14:55:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO MIRIAN BERTOTTI.pdf: 2329250 bytes, checksum: af1b564b9f49070755b0256634fe56ff (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-13T14:57:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO MIRIAN BERTOTTI.pdf: 2329250 bytes, checksum: af1b564b9f49070755b0256634fe56ff (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.subjectPolíticas Educacionaispt_BR
dc.subjectPNEMpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.titleQuando o norte é PNEM: Por uma linguagem em ação no Chico Mendes de Ariquemes/ROpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO MIRIAN BERTOTTI.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.