Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2178
Title: A educação profissional e o currículo integrado no curso técnico em eletromecânica do ifro - Campus Vilhena
Authors: Lima, Clara Paula de
Keywords: Currículo integrado
Interdisciplinaridade
Grupo colaborativo
Projetos integradores
Issue Date: 2017
Citation: LIMA, Clara Paula de. A educação profissional e o currículo integrado no curso técnico em eletromecânica do ifro - Campus Vilhena. 2017. 136 f. : il. Dissertação ( Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017.
Abstract: A presente pesquisa aborda o tema Currículo dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, delimitado nos estudos sobre organização curricular do curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO/ Campus Vilhena e descreve as concepções dos docentes sobre o currículo, bem como os processos de integração entre formação geral e formação profissionalizante no curso pesquisado. Sabe-se que integração não se confunde com paralelismo e que sua consolidação é um avanço para além de uma organização curricular que deva prever um processo de interdisciplinaridade. Na prática, a separação disciplinar ocorre limitando os cursos em sua própria natureza, considerando que a Base Nacional Comum é o subsídio para a formação técnica e esta deve incrementar aquela com os requisitos de diversidade e preparação para o mundo do trabalho. Esta é uma pesquisa-ação, que tem como foco a mudança da realidade, a partir da análise da própria prática, onde, na primeira fase foi realizada a análise documental e descrição dos sistemas de organização e aplicação curricular. Na segunda fase, constituiu-se um Grupo Colaborativo de Estudos sobre Currículo Integrado para investigar as concepções dos docentes sobre a temática e sobre a interdisciplinaridade, com vistas a propor processos de interação entre Educação Profissional e Ensino Médio. A estrutura desta proposta de currículo integrado é baseada no direito do educando à formação humana omnilateral e emancipadora e no trabalho como princípio educativo. Além do ponto de vista normativo, este estudo apresenta concepções pedagógicas, apresentando-se como referencial conceitual para elaboração de currículos escolares integrados, nas dimensões de sua proposição.
Description: Dissertação apresentada ao curso de Mestrado Profissional em Educação Escolar do Núcleo de Ciências Humanas da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas, inovações curriculares e tecnológicas. Orientador(a): Prof. Dr. Fábio Santos de Andrade
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2178
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO CLARA LIMA.pdf2,47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.