Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2179
Título: O ENSINO DA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS FUNDAMENTAL I: Análise da prática de um professor que ensina Matemática
Autor(es): Gouveia, Maria Aparecida Gonçalves
Palavras-chave: Didática da Matemática
Ensino Fundamental
Formação de professores
Data do documento: 2017
Citação: GOUVEIRA, Maria Aparecida Gonçalves. O ENSINO DA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS FUNDAMENTAL I: Análise da prática de um professor que ensina Matemática . 2017. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática)– Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo verificar de que forma o professor dos anos iniciais pode influenciar o aluno quanto á motivação para estudar Matemática e progredir para as etapas posteriores de escolarização. Em relação aos objetivos específicos, este estudo tem-se os seguintes: identificar qual a metodologia utilizada pelo professor, para ensinar Matemática nos anos iniciais; analisar como o professor sujeito da pesquisa influenciou a aluna proponente, quanto ao seu ingresso e permanência na escola. Este trabalho apresenta um relato de experiência por meio da história de um professor de Matemática que reside na zona rural do município de Ouro Preto do Oeste/RO, e busca evidenciar sua influência na formação da pesquisadora dessa proposta de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Para a realização deste estudo utilizamos como referências teóricas os autores: PCN BRASIL (2007), D’ambrosio (1996, 2001), Barbosa (2001), Lins (1999), May (2004), Rangel (1992) entre outros. A pesquisa é de abordagem qualitativa e tem como fonte de dados uma narrativa. A narrativa foi gerado por meio de relato de experiência exitosa a partir das transcrições, apoiada na teoria do Modelo dos Campos Semânticos – MCS de um entrevista semiestruturada por meio de registro de áudio, aplicada a um professor pedagogo das Séries Iniciais. O referido professor está atualmente readaptado em uma escola municipal do distrito de Rondominas, da cidade de Ouro Preto do Oeste/RO. Com a análise do relato do professor colaborador, foi possível identificar que foi trabalhado no componente curricular Matemático em outras disciplinas do currículo. Estimulou a pesquisadora desta monografia a prosseguir em seus estudos com isso deve certamente ter estimulado a graduação em ciências exatas Matemática. Concluímos que, a maneira que o professor trabalhava com a Matemática nos anos iniciais, estava ligada diretamente a um ensino voltado ao cotidiano do estudante.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná como requisito parcial para a finalização do Curso de Licenciatura em Matemática.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2179
Aparece nas coleções:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2_MARIAA 6 11aprentado novo.pdfTrabalho de Conclusão de Curso Maria Aparecida Gonçalves Gouveia1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.