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Título: Análise das monografias em educação matemática de jovens e adultos no Curso de Licenciatura em Matemática do Campus da UNIR de Ji-Paraná (2010-2015)
Autor(es): Silva, Moab Marques da
Palavras-chave: Educação Matemática
Educação de Jovens e Adultos
Licenciatura em Matemática
Data do documento: 2017
Citação: SILVA, Moab Marques da. Análise das monografias em educação matemática de jovens e adultos no Curso de Licenciatura em Matemática do Campus da UNIR de Ji-Paraná (2010-2015). 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática)– Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2017.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar o que revelam as monografias em Educação Matemática de Jovens e Adultos defendidas no curso de Licenciatura em Matemática do Campus da UNIR de Ji-Paraná no período de 2010 a 2015. Para tanto, adotou-se uma metodologia de abordagem qualitativa, tendo características de uma investigação que se aproxima dos estudos do tipo estado da arte, haja vista que o presente trabalho possui um caráter metodológico de cunho exploratório e bibliográfico. No levantamento das pesquisas foram localizadas 58 (cinquenta e oito) monografias, sendo que dentre as quais se procedeu uma análise aprofundada das com objeto de estudo em Educação Matemática de Jovens e Adultos, totalizando 07 (sete) monografias. A análise teve como foco as temáticas investigadas, questões e/ou problemas de investigação, bases de sustentação teórica, metodologias e procedimentos metodológicos, sujeitos e contextos privilegiados, principais resultados e considerações. Para a construção da fundamentação teórica deste trabalho recorreu-se principalmente aos seguintes autores e documentos oficiais: D’Ambrosio (1997), Ribeiro (1997), Ribeiro (2014), Fonseca (2005a, 2005b), Kilpatrick (1996), Ponte (1993, 2008), LDB nº 9.394/96, e Parecer CEB 11/2000. Os aspectos metodológicos deste trabalho se referenciaram em Fiorentini e Lorenzo (2006), Ribeiro (2014) e Bogdan e Biklen (1994). Dentre os resultados obtidos, destaca-se que os temas mais investigados nas monografias foram concepções/significados/percepções e especificidades do ensino-aprendizagem da Matemática na EJA, sendo que no primeiro tema tivemos as monografias voltadas para a questão de como professores e alunos concebem o processo de ensinar e aprender Matemática na EJA; e no segundo tema, encontramos as monografias tratando da ligação entre o conhecimento matemático desenvolvido em sala de aula e o conhecimento matemático oriundo da bagagem cultural dos educandos jovens e adultos. As questões e/ou problemas de investigação das monografias se vincularam basicamente ao processo de ensino-aprendizagem da Matemática na modalidade EJA. No tocante à sustentação teórica das monografias, observou-se o embasamento em teóricos da área de Educação Matemática e do próprio campo da Educação Matemática de Jovens e Adultos, destacando-se nomes como Fiorentini e Lorenzato (2006), D’Ambrosio (1990, 1996) e Fonseca (2005), entre outros. Em relação à metodologia de pesquisa adotada nas monografias, se sobressaiu a abordagem qualitativa e os procedimentos metodológicos relativos a essa abordagem. Para a coleta de dados, o instrumento mais utilizado nas monografias foi o questionário. Além disso, as monografias tiveram professores e alunos como sujeitos da pesquisa e foram realizadas em escolas municipais e estaduais de Educação Básica com oferta da modalidade EJA. Entre os principais resultados e considerações das monografias analisadas, verificou-se que a maioria dos professores de Matemática da EJA de fato conhecem os objetivos dessa modalidade, todavia possuem dificuldades para compreender quem são seus educandos e suas características socioculturais, o que acaba refletindo na sua forma de ensinar os conteúdos matemáticos. Espera-se que os resultados deste trabalho contribuam para a divulgação das pesquisas realizadas e que propiciem reflexões a respeito da necessidade de se pesquisar sobre a Educação Matemática de Jovens e Adultos no estado de Rondônia, visto que há vários temas que carecem de investigação, especialmente no tocante à realidade local.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Matemática e Estatística – DME, da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná, como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciado em Matemática
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2182
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