Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2190
Título: Avaliação da eficiência de um filtro de adsorção com carvão ativado na purificação de biogás proveniente da fração orgânica dos resíduos urbanos. 2017.
Autores: Matiello, Sabrina
Moret, Artur de Souza
Palavras-chave: Digestão anaeróbia
Biogás
Purificação
Adsorção
Carvão ativado
Data de publicação: 2017
Citação: Matiello, Sabrina. Avaliação da eficiência de um filtro de adsorção com carvão ativado na purificação de biogás proveniente da fração orgânica dos resíduos urbanos. 2017. 75 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente), Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2017.
Resumo: A digestão anaeróbia é uma alternativa promissora para o tratamento da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos. No entanto, a utilização do biogás em seu estado não purificado não é tão eficiente em virtude da presença de alguns gases contaminantes em sua composição, principalmente o sulfeto de hidrogênio (H2S), que tem alto poder corrosivo. Para aplicação como fonte energética é importante a purificação do biogás para não produzir corrosão nas câmaras de combustão dos equipamentos. O presente trabalho utilizou a digestão anaeróbia para a produção de biogás a partir da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos, provenientes de um refeitório na localidade de Nova Mutum Paraná-RO. O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção de biogás e analisar a eficiência de um filtro de adsorção com carvão ativado na remoção dos gases CO2 e H2S. A etapa experimental compreendeu a caracterização dos resíduos, construção de um biodigestor anaeróbio de pequena escala utilizando 03 tambores de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) com capacidade de 50 litros cada, monitoramento da produção de biogás por meio do medidor de vazão LAO G 0.6, construção de um sistema de purificação utilizando-se uma coluna recheada com carvão ativado com granulometria 3X6, análise da composição do biogás em um cromatógrafo com Detector de Condutividade Térmica (TCD) da marca Perkin Elmer, modelo Clarus 680, e avaliação da remoção das impurezas (H2S e CO2), comparando as composições das amostras do biogás coletado antes e depois da passagem pelo sistema de adsorção. Utilizou-se o teste t de Student para comparar as médias das amostras estatisticamente. Constatou-se que o biodigestor testado apresentou bons resultados, permitindo manter uma produção viável e constante de gás. As oscilações de temperatura influenciaram na produção e o rendimento obtido com a digestão de 13 kg de resíduos orgânicos inoculados com 2 kg de dejetos suínos foi de 395,5 litros ou 0,3955 m3 de biogás. Uma média de 8,78 litros ou 0,00878 m3 de biogás por dia. Estima-se que uma tonelada de resíduos possa produzir cerca de 8.788,88 litros ou 8,78888 m3 de biogás no tempo de retenção hidráulica de 45 dias. O pH do biogás é ácido e no valor de 3. A análise estatística demonstrou diferença significativa entre as médias do gás sulfeto de hidrogênio, comprovando que houve uma remoção de 100% em todas as amostras. Apesar dos resultados estatísticos não demonstrarem discrepância relevante em relação ao gás carbônico (CO2), percebe-se uma redução de aproximadamente 45% da concentração em todas as amostras após a passagem pelo filtro. Houve um acréscimo na concentração de metano (CH4), confirmando um bom desempenho do filtro de adsorção com carvão ativado, retratando grande potencial para purificação de biogás.
Descrição: Dissertação apresentada junto ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, como requisito para obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador: Dr. Artur de Souza Moret
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2190
Aparece nas coleções:PGDRA/PVH - Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÂO_SABRINA_MATIELLO_VERSÃO FINAL.pdfDissertação. Sabrina Matiello. Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.