Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2197
Title: A apicultura no cone sul do estado de Rondônia: o cenário e políticas para o desenvolvimento
Authors: Souza, José Arilson de
Keywords: Desenvolvimento Regional
Sustentabilidade
Arranjo Produtivo
Issue Date: 2016
Citation: SOUZA, J. A. de. A apicultura no cone sul do estado de Rondônia: o cenário e políticas para o desenvolvimento. 2016. 105 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2016.
Abstract: A atividade apícola como elemento de negócio apresenta características de agregação relevantes, além da rentabilidade esperada pelos agentes envolvidos. A forte conotação ambiental, a possibilidade de ser desenvolvida em diversos espaços geográficos, quer seja em áreas de cerrado, campos, caatingas ou mesmo em solos com clima favorável e uma vegetação rica em floradas, como a Amazônia, o aspecto sustentável, todos estes elementos tornam a apicultura uma atividade que associa elementos econômicos e ambientais e a coloca num elevado potencial de inclusão, pois, sob a perspectiva do desenvolvimento, é capaz de gerar ocupações socialmente justas, economicamente viáveis e ambientalmente aceitáveis. A pesquisa teve como objetivo contextualizar e apresentar um histórico da apicultura, a realidade do arranjo produtivo da apicultura no Cone Sul do Estado de Rondônia, observadas as especificidades relacionadas às políticas vigentes para o segmento, identificar quem são os apicultores (estrutura econômica, social e capacidade técnica) e qual o seu envolvimento no processo de desenvolvimento do arranjo produtivo da apicultura, identificar quais as estratégias de produção e comercialização vigentes no segmento e as possibilidades de aumento de produção. O método da pesquisa foi o estudo de caso que teve como grupo focal os apicultores da região supracitada, sendo que, para o levantamento dos dados junto aos apicultores, foram elaborados questionários semiestruturados, entrevistas, visitas técnicas, reuniões com apicultores e demais agentes envolvidos, ações estas alinhadas com a estrutura do referencial teórico. A inconsistência dos elementos ligados à gestão da apicultura no Estado de Rondônia e no seu arranjo pode ser observada nos apontamentos apresentados na pesquisa. Considerando que a apicultura é capaz de causar impactos positivos nos aspetos sociais, ambientais e econômicos, além de contribuir para a manutenção e preservação dos ecossistemas existentes e que a sua cadeia produtiva propicia a geração de inúmeros postos de trabalho e fluxo de renda, principalmente no ambiente familiar, sendo determinante na melhoria da qualidade de vida das pequenas famílias, assim sendo o arranjo, pois requer um socorro por todos os importantes valores que ele representa.
Description: Tese de Doutorado, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA) como requisito para obtenção do Título de Doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Prof. Dr. Emanuel Fernando Maia de Souza. Coorientadora: Profª Drª Anna Frida Hatsue Modro.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2197
Appears in Collections:Doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Tese)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
6345_tese_jose_arilson_2013_2016.pdftese_jose_arilson3,27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.