Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/220
Título: Seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre - DPVAT: um estudo de caso na cidade de Pimenta Bueno - RO
Autor(es): Santos, Lidiana de Souza Brito dos
Palavras-chave: Automoveis
Acidente de transito
Seguro DPVAT
Data do documento: 25-Abr-2013
Citação: SANTOS, Lidiana de Souza Brito dos. Seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre - DPVAT: um estudo de caso na cidade de Pimenta Bueno - RO. 2013. 31 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2013.
Resumo: O seguro DPVAT cobre danos pessoais causados por veículos automotores a pessoas transportadas ou não, ocorrido em todo território nacional. O presente trabalho teve como objetivo comparar o nível de conhecimento/informação da população que sofreu acidente de trânsito na cidade de Pimenta Bueno no período de 2011/2012 possui com relação ao Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres – DPVAT e suas particularidades, assim como se sabem quais os documentos necessários para o requerimento do seguro, quais os beneficiários, as coberturas, os valores das indenizações e o período que se pode requerer o seguro. Demonstrar o número de vítimas geradas na cidade de Pimenta Bueno, identificar a gravidade dos acidentes automobilísticos ocorridos na cidade e também verificar as iniciativas/ações por parte do poder público para a divulgação do seguro DPVAT. A concretização deste trabalho foi constituída por pesquisas bibliográficas, que sustentam o referencia teórico e norteiam a compreensão do tema no contexto social, dispondo o assunto em: surgimento e evolução do seguro; os principais tipos de seguro; a criação do veículo com propulsão automotor e o aparecimento do seguro DPVAT em função do grande aumento dos veículos automotores e os consequentes acidentes provocados no trânsito; base legal que regulamenta a operação do seguro DPVAT e suas recentes modificações. Também foi realizado o levantamento de dados oficiais junto aos órgãos responsáveis por registrarem as ocorrências de acidentes de trânsito, bem como a aplicação de questionário junto à população que havia sofrido acidente nos anos de referencia. Os resultados apresentados revelam que o seguro DPVAT não é conhecido plenamente pela população; os acidentes ocorridos nos anos de referencia não foram graves; não há praticamente nenhuma ação de órgão público para a divulgação do DPVAT.
Descrição: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, sob orientação do professor Me. Cleberson Eller Loose.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/220
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SEGURO OBRIGATÓRIO DE DANOS PESSOAIS CAUSADOS POR VEÍCULOS AUTOM.pdf138,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador